Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Piraí do Sul, há cerca de três meses vêm acompanhando a movimentação da obra da Sanepar pelas ruas do bairro. Para permitir o acesso ao sistema de esgotamento sanitário para as 230 famílias ali residentes, estão sendo instaladas 3,5 mil metros de novas redes coletoras, ligações de esgoto e uma estação elevatória, que deve ser concluída até o fim do ano. Para isso, a Sanepar está investindo, com recursos próprios da Companhia, cerca de R$ 1 milhão.
A expansão da rede coletora de esgoto proporciona mais qualidade de vida e saúde aos moradores, valoriza os imóveis e melhora a infraestrutura urbana da cidade. Com a conclusão destas obras, prevista para o início do próximo ano, o índice de atendimento pelo sistema de esgoto em Piraí do Sul deve chegar aos 87% de cobertura, rumando para a universalização do saneamento na cidade.
O serviço de esgotamento sanitário também é fundamental para preservar o meio ambiente, especialmente os córregos da região. A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, destaca que todos os benefícios adquiridos por meio do acesso ao sistema de esgoto estão sendo explicados por meio de um trabalho de sensibilização com os moradores, que iniciou nesta terça-feira (6).
Agentes a serviço da Companhia estão fazendo abordagens, de porta em porta, em cada um dos imóveis que serão atendidos na Vila Nossa Senhora Aparecida. Também estão sendo organizadas reuniões comunitárias, oficinas e a construção de um jardim de água e mel, na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo.
- Sanepar inicia fornecimento de água no Parque Tecnológico Biopark, em Toledo
- Sanepar e consórcio levam sistema de coleta de esgoto a dez novos bairros de Maringá
A dona de casa Cristiane de Jesus Oliveira Alves, moradora do bairro desde que nasceu, mostra que a tubulação da rede de esgoto já foi instalada em frente à sua casa, e agora aguarda a liberação da Sanepar para interligar. “Aqui não tem fossa, então o esgoto vai pelo bueiro, com a rede nova vai melhorar bastante”, diz. A vizinha Lúcia Camargo faz uso de fossa em sua casa, e ouve atenta às explicações dos técnicos da Sanepar. “Vai ficar mais fácil”, considera.
Na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, às 19 horas, a Sanepar realizará uma reunião comunitária para os moradores que serão atendidos pela rede coletora.
“É importante a participação de toda a comunidade para que recebam informações sobre a obra, quais as providências necessárias dentro dos imóveis, como será efetuada a cobrança e como fazer a ligação de maneira adequada. Convidamos todos os moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida para que compareçam à reunião, na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo”, destaca Crislaine.
O trabalho com a comunidade também conta com o apoio do Centro de Referência de Atenção Social (CRAS) de Piraí do Sul.