Com ambulatório especializado, Hospital do Trabalhador fará 10 mil consultas por mês

A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada.
Publicação
14/04/2025 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador em exercício Darci Piana inaugurou nesta segunda-feira (14) o novo Ambulatório Médico Especializado (AME) do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. A unidade recebeu R$ 13 milhões em investimentos do Governo do Estado para ampliar a capacidade do hospital realizar consultas de especialidades médicas para a população paranaense.

O novo ambulatório foi projetado para atender à crescente demanda por atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta entrega reforça nosso compromisso com um serviço de saúde de excelência aos paranaenses. É um ambulatório que vai atender toda a Região Metropolitana de Curitiba, ampliando a capacidade de exames do Complexo do Hospital do Trabalhador”, afirmou Piana.

Atualmente, o Hospital do Trabalhador realiza cerca de 8 mil atendimentos especializados mensais. Com o novo AME, esta capacidade aumenta, de imediato, para 10 mil consultas, podendo chegar a 15 mil atendimentos nos próximos meses.

A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada.

O corpo clínico do novo ambulatório vai contar com especialistas em diversas áreas, como ortopedia, cirurgia da mão, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, urologia, otorrinolaringologia, anestesiologia e cardiologia.

ATENDIMENTO INTEGRADO – O novo ambulatório, que começa a atender no dia 22 de abril, vai funcionar integrado com a estrutura de saúde do complexo do Hospital do Trabalhador. O hospital segue com os atendimentos de urgência e emergência, enquanto o AME, que fica na Avenida Kennedy, em uma região mais central, passa a realizar os atendimentos ambulatoriais, consultas e exames.

“Todo o acompanhamento pós-operatório e as consultas de especialidades passam para este ambiente mais moderno e acessível que estamos inaugurando hoje. Além disso, ao trazer os atendimentos ambulatoriais para cá, vamos começar a tirar do papel um projeto de ampliação de leitos do Hospital do Trabalhador”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Com a nova estrutura, o local também vai realizar diversos exames, como eletrocardiografia, ecocardiografia, eletroneuromiografia, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, broncoscopia e diversos exames laboratoriais.

REGIÃO METROPOLITANA – O prédio onde o AME vai funcionar foi totalmente reformado para receber as salas de exames e consultórios climatizados, transformando o local em um ambiente totalmente funcional e acolhedor para pacientes e trabalhadores de saúde.

Por ser uma reforma complexa que atende a vários municípios da região, a obra foi executada em um convênio com a Secretaria de Cidades. “Este ambulatório tem uma estrutura completa e moderna para atender bem milhares de pessoas. Além disso, é uma unidade que dá todas as condições para que nossos profissionais de saúde desempenhem seus trabalhos”, afirmou o secretário das Cidades, Guto Silva.

O local foi escolhido por ser mais central do que a região onde fica o Hospital do Trabalhador, facilitando a chegada das pessoas. “Este ambulatório ficará em uma região central de Curitiba, facilitando o acesso de todos os pacientes da cidade, bem como dos municípios da Região Metropolitana, que terão acesso a um atendimento de muita qualidade”, disse o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

NOVA FARMÁCIA – Entre os destaques da nova estrutura está uma farmácia especializada, que atenderá cerca de 1,4 mil pacientes portadores de doenças raras, cujos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estão estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O local vai oferecer mais de 40 medicamentos especializados para 15 doenças diferentes, incluindo Lúpus Eritematoso Sistêmico, Hipoparatireoidismo e Insuficiência Pancreática Exócrina, entre outras condições que necessitam de medicamentos especializados.

“Hoje, a distribuição destes medicamentos acontece na farmácia da regional de saúde da Marechal Floriano, onde tem um fluxo muito grande de pessoas. Com esta nova estrutura, conseguimos garantir um acesso mais tranquilo aos pacientes com doenças raras. Começamos com medicamentos que não precisam de refrigeração, mas a tendência é ampliarmos esta oferta ao longo do tempo”, afirmou o superintendente do Complexo do Hospital do Trabalhador, Guilherme Graziani.

HT
A nova unidade conta com uma infraestrutura de ponta, com 24 modernos consultórios de especialidades médicas, seis salas para exames complementares, três salas para curativos e 22 salas de apoio operacional, além de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica e uma nova farmácia especializada. Foto: Gabriel Rosa/AEN


PRESENÇAS – Estiveram presentes na inauguração o secretário de Planejamento, Ulisses Maia; o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados estaduais Márcia Huçulak e Luis Corti; o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Fernando Macedo; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Romualdo José Ribeiro Gama; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Camila Fachin; o superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas, Adonis Nasr; a presidente do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), a prefeita de Rio Branco do Sul Karime Fayad; e demais autoridades locais.

GALERIA DE IMAGENS