As altas temperaturas alteraram os padrões de consumo de água em diversas cidades do Paraná. Em Irati, no Centro-Sul, estas situações também ocorreram em dias de calor atípico, causando um déficit entre a produção e a demanda de consumo, e comprometendo os níveis de reservação de água tratada do sistema.
No entanto, com ações emergenciais iniciadas na segunda-feira (17), foi possível um incremento de 11% no volume de captação do Rio Imbituvão, através de ajustes nas bombas da captação e na estação elevatória de água in natura do sistema.
“Com isso, houve a mesma proporção de incremento do volume de água tratada disponibilizada para a população, não tendo ocorrido novas interrupções no abastecimento nesta semana, mesmo com o consumo se mantendo elevado devido à alta temperatura”, explica a gerente-geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos.
De acordo com a gerente, a Sanepar também mantém em seu planejamento mais melhorias a curto e médio prazo para Irati, como o teste de um novo poço, a reativação de uma captação, melhorias nas tubulações de distribuição e um novo reservatório, tipo bag, com o objetivo de ampliar a disponibilidade de água tratada para os moradores de Irati.
- Com obras, novo poço e 200 caixas d'água, Sanepar reforça compromisso com Ponta Grossa
-
Temperaturas acima da média elevam consumo de água em várias regiões do Paraná
MAIS ÁGUA – Além disso, já está em processo de licitação uma obra estruturante de ampliação do sistema de abastecimento de água para acompanhar o crescimento da cidade. Com previsão de início ainda em 2025, e prazo de 18 meses para execução, estas obras vão ampliar a captação e a produção de água tratada, aumentando a capacidade do sistema em 50%.
As obras preveem captação, nova adutora de água bruta, nova estação elevatória de água bruta e ampliações na estação de tratamento de água.