O programa "Viajantes Mais Seguras Paraná", que reforça medidas que garantam segurança e boas experiências para as mulheres durante viagens turísticas, já tem a adesão de 106 estabelecimentos do Estado. A iniciativa inclui o selo que reconhece empresas e prestadores de serviços comprometidos com a promoção da segurança das mulheres, fomentando as boas práticas e envolvendo empresas e destinos para um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável.
Lançado pelo Governo do Estado 2024, o programa é uma parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e Secretaria do Turismo (Setu). Em dezembro do ano passado o Governo do Estado reconheceu 46 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos Viajantes + Seguras - iniciativa que tem a parceria do Sebrae/PR. De lá para cá, mais 25 empresas fizeram a adesão.
A proprietária da Gentileza Tour, agência de turismo de Matinhos, Mera Von Muller, comentou que o que a fez buscar o selo foi a ideia de criar um ambiente seguro para as mulheres que viajam sozinhas, transmitindo respeito, segurança e confiança. “O selo deu a possibilidade de incentivá-las a se sentirem seguras nas viagens, o que fez com que mais mulheres procurassem seus direitos e os nossos serviços”, conta.
Segundo ela, a divulgação do selo nas mídias sociais, potencializada pelas indicações dos amigos, tem ajudado nos negócios. “Sempre indicamos para outros amigos empresários, para que cada vez mais tenhamos serviços de qualidade atendendo as viajantes mulheres”, completa.
Francisco Machado, dono do Hotel Naturalis, em Paranaguá, contou que por já terem participado de outras atividades de qualificação, viram na iniciativa uma nova oportunidade. “Solicitamos a adesão tão logo tivemos conhecimento do programa. Estamos preparando as novas divulgações nas redes sociais, outras mídias e nos informativos. Essa ação do selo é muito boa e importante, para que as pessoas, principalmente as mulheres, tenham conhecimento de que em sua hospedagem a preocupação estarão incluídos, também, o bem-estar e a segurança”, ressalta.
ADESÃO – A participação dos estabelecimentos é voluntária e gratuita, abrangendo um público diversificado de empresas ligadas ao setor turístico. Entre as atividades contempladas estão: hospedagem (hotéis, pousadas, hostels), alimentação e bebida (restaurantes, bares, cafeterias), eventos e entretenimento (espaços para shows, eventos culturais, entre outros), guias de turismo e agências especializadas, transportes turísticos e demais serviços relacionados ao setor.
Com a chegada do verão, o turismo ganha força e o incrementa o movimento nos estabelecimentos ligados ao setor. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressalta a relevância do Paraná como destino turístico de destaque e destaca a diversidade e o potencial do Estado, que oferece inúmeras opções para os visitantes. "A criação de mecanismos que incentivem a participação da sociedade nesta ação é fundamental”, afirma.
“A necessidade de combater a violência em todos os locais, envolvendo a sociedade em uma força-tarefa, torna os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece e, neste caso, com um olhar mais direcionado para as mulheres”, destaca.
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes, e que também entende a importância de ter uma atenção especial com o público feminino. “Nosso objetivo é fazer do Estado um destino que não valoriza apenas os pontos turísticos, mas que também preza pela segurança das mulheres que nos visitam. Somos referência em diversas áreas, e seremos referência também na segurança e inclusão das mulheres", diz.