Com PM e Bombeiros, Ação Integrada de Fiscalização Urbana faz mais de 500 vistorias em Foz

24/05/2021 - 13:30

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o trabalho da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) em Foz do Iguaçu resultou em 501 vistorias no fim de semana. Elas estão divididas entre infrações em estabelecimentos e residências (108) e blitzes e autuações em barreiras sanitárias (393).

Foram aplicadas 38 multas, principalmente a condutores que circulavam fora do horário permitido, sem a devida justificativa. A ação teve como objetivo prevenir casos de coronavírus e mobilizou também a Guarda Municipal e agentes de saúde.

As barreiras sanitárias, já com o reforço do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, orientaram 37 veículos a retornar ao Paraguai por conta de condutores que não apresentaram o teste RT-PCR negativo. Com o aumento de pessoal, foi possível realizar bloqueios itinerantes, cobrindo novos pontos ao redor da cidade.

O diretor de Fiscalização, Nilton Zambotto, destacou o trabalho conjunto e o empenho de diversas forças para a realização das fiscalizações. Toda a operação foi composta por servidores da Secretaria de Fazenda, Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Vigilância Sanitária.

“O apoio de cada pessoa foi essencial. Não queremos comemorar números altos de fiscalização, pois desejamos que a população faça a sua parte e respeite os decretos vigentes, não circulando fora do horário limite, muito menos provocando aglomerações clandestinas”, afirmou.

Segundo o o secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a atuação em parceria favorece o Paraná. "A Secretaria de Segurança Pública está pronta a colaborar com operações e projetos que visam a proteção da população. Desde o início da pandemia temos atuado com intensidade em todo o Estado, alertando em barreiras sanitárias ou em operações de fiscalização”, disse.