Com Drica Moraes e Fabio Assunção, peça de comédia “Férias” chega ao Teatro Guaíra

Espetáculo comemora os 40 anos de carreira da atriz e marca sua volta aos palcos após seis anos. Peça é sobre o relacionamento de um homem e uma mulher na faixa dos 50 anos, tocando temas como o valor da vida.
28/08/2024 - 13:20

“Férias” é o nome da comédia que tem Drica Moraes e Fabio Assunção como o casal protagonista H e M, que ganham dos filhos um cruzeiro pelo Caribe, para comemorar as bodas de prata. O espetáculo faz única apresentação no próximo dia 7 de setembro (sábado), às 21h15, no Teatro Guaíra, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão).

Encomendada por Drica Moraes ao dramaturgo Jô Bilac, a peça comemora os 40 anos de carreira da atriz e marca sua volta aos palcos após seis anos. “Eu fiz esse chamado ao Jô, queria falar sobre casais contemporâneos, numa comédia com alma e reflexão, que não fosse de humor inconsequente. Ela fala de um homem e uma mulher na faixa dos 50, é sobre sexo e prazer, sobre o tempo, a relação com dinheiro, filhos e o mundo moderno. Tudo com muito humor, ao mesmo tempo que filósofa sobre o valor da vida e do nosso prazer”, revela Drica.

Atuar com Fabio Assunção é sonho antigo dela. “Está sendo um prazer dividir a cena com o Fabio, um ator brilhante e muito tarimbado com quem eu tenho vontade de trabalhar há muito tempo no teatro”, enfatiza a atriz.

A peça é dirigida por Enrique Diaz e Débora Lamm. “Drica é uma gigante, uma atriz extraordinária, de muitos recursos. Uma grande parceira que acolhe com afeto. Sinto só coisas boas e aprendo com ela. Já trabalhei com Kike e Débora, eles se complementam, é um encontro feliz de atores que amam o que fazem”, complementa Fabio.

HUMOR E REFLEXÃO – Com 25 anos de casados “H” e “M” seguem sexualmente ativos e pode-se dizer que, com uma certa compulsão sexual. Os filhos, já crescidos, tiveram a ideia de mandar os pais de férias em um cruzeiro. Livres da rotina, fazendo bom uso da “liberdade”, comportam-se como adolescentes, se amam por todo o navio como se não houvesse amanhã, até que, flagrados pelas câmeras de segurança, são gentilmente convidados a se retirar da embarcação, quando ficam, literalmente, a “ver navios”, em uma praia colombiana.

E o que poderia ser o fim da aventura acaba por deixá-los ainda mais animados e encalacrados, obrigados a dividir um apartamento com um casal de mochileiros, que vive com a grana de um canal “caliente” na internet e transam com parceiros pescados em apps de relacionamento. Os gringos descolados, “X “e “Y”, também vividos por Drica e Fabio, aquecem e provocam os “cinquentinhas”, que não querem dar o braço a torcer para a dupla de “millenials” moderninhos, e acabam indo parar na delegacia.

“Hoje mais do que nunca, quando se discute o transumanismo, no qual robôs e a inteligência artificial influenciam cada vez mais a vida humana, e a gente está virando meio máquina, um texto que fala de amor é quase um ato de resistência”, diz Fabio.

Para ele, a peça cria identidade com o público, que também está diante das transformações do mundo e convida a todos para se divertirem e pensar. “É nessas horas em que temos que nos apegar ao que a gente é em essência, que somos seres que amam e que precisamos de alegria”, cita.

Para a direção, Drica convidou o ator e diretor Enrique Diaz, amigo de longa data, colega desde os tempos da Companhia dos Atores e seu primeiro namorado, que ao lado da também atriz e diretora Débora Lamm, divide a missão de dar vida ao casal criado por Jô Bilac.

Débora celebra o fato de estar trabalhando com colegas que a influenciaram desde que assistia aos espetáculos da Cia. dos atores, e enfatiza a beleza filosófica do texto que, mais que uma comédia romântica, trata-se de um espetáculo sobre o amor em todas as suas camadas.

“‘Férias’ trata sobre o amor de um casal que comemora suas bodas de prata, fala da cumplicidade e da deliciosa intimidade depois de muito tempo juntos. A peça faz rir enquanto filosofa sobre vida e morte, a idade, as relações. O público se identificará com o casal vivido por esse dois atores queridos, muito expressivos. Será uma alegria para o público estar perto deles ao mesmo tempo que torcem pelo casal da trama”, define a diretora.

Serviço:

Apresentação: 7 de setembro (sábado) ás 21h15

Local: Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Especificação do espetáculo: Teatro

Venda de ingressos: Disk Ingressos a partir de R$ 90,00 (meia-entrada) + taxa adm Ingresso social - doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira