Com Curitiba e Assaí, Paraná é destaque no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

A Capital foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Já Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego.
Publicação
12/06/2024 - 10:05

Confira o áudio desta notícia

Curitiba e Assaí conquistaram na noite de terça-feira (11), o primeiro lugar na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As duas cidades paranaenses foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. A premiação nacional foi realizada em Brasília e o Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.

A capital paranaense foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.

Também foram finalistas pelo Paraná as cidades de Jacarezinho (Categoria Cidade Empreendedora), Foz do Iguaçu (Compras Governamentais), Cerro Azul (Empreendedorismo Rural), Bom Jesus do Sul (Governança Territorial), Ponta Grossa (Inclusão Produtiva), Francisco Beltrão (Sala do Empreendedor), Londrina (Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo) e Pato Branco (Turismo e Identidade Territorial). Todas as finalistas foram as vencedoras em suas categorias na etapa regional, premiadas no Paraná em abril.

Localizada no norte do Paraná, a prefeitura de Assaí recebeu o primeiro prêmio da noite na categoria Empreendedorismo na Escola. O projeto Assaí Tech mobiliza professores e estudantes municipais e estaduais para fomentar a Tecnologia da Informação, tendo como norte uma política de retenção de talentos, focada em agregar valor para o cidadão e para a iniciativa privada.

Representando Assaí, o prefeito Michel Ângelo Bomtempo recebeu o troféu e também foi escolhido para falar em nome dos vencedores na cerimônia. “Vir até aqui, receber este prêmio, é muito importante para a nossa cidade, é fruto de um trabalho de integração realizado para levar tecnologia e inovação às escolas”, comemorou o prefeito.

O prêmio nacional de Curitiba foi entregue ao presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão, representando o prefeito Rafael Greca na cerimônia. Ele destacou a importância do prêmio do Sebrae as práticas e soluções em sustentabilidade, mobilidade, meio ambiente e em gestão pública atualmente implantadas em Curitiba.

“Esse prêmio representa mais uma grande conquista para Curitiba, reconhecida hoje, como a Cidade Mais Inteligente do Mundo, com projetos inovadores como a Pirâmide Solar, os terminais de transporte com painéis fotovoltaicos, a iluminação pública em LED, a coleta seletiva de lixo, entre tantas outras ideias reconhecidas no Brasil e no mundo”, disse.

IMPACTO NOS MUNICÍPIOS – Diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta destacou que o Paraná foi o único estado com mais de um vencedor nacional, além de frisar a importância das gestões públicas desenvolverem projetos de impacto para os municípios.

“O esforço das pessoas e da equipe técnica, em levar e demonstrar a possibilidade de transformar os municípios por meio do empreendedorismo, dos pequenos negócios, da educação empreendedora, da inovação e da tecnologia, tudo isso faz a diferença e foi o que nos levou a ser o único estado com mais de um prêmio. Uma emoção muito grande e que demonstra, na prática, o resultado do trabalho que a equipe do Sebrae faz pelo Paraná”, celebrou.

HISTÓRICO – Em nível nacional, o Paraná tem destaques no Prêmio desde a primeira edição. Jacarezinho levou o prêmio duas vezes, em 2012 e 2022, que havia sido a última edição. A lista de projetos paranaenses que venceram o PSPE, nacionalmente, tem ainda Guarapuava (primeira edição), Carlópolis (décima edição), Ponta Grossa (décima edição), Santa Helena (segunda edição), Munhoz de Mello (sexta edição), Laranjeiras do Sul (nona edição), Bom Sucesso do Sul (sétima edição) e Cascavel (sétima edição).

GALERIA DE IMAGENS