Com 73 obras e novo mobiliário, escolas do Estado estão bem estruturadas para o 2º semestre

Melhorias dos últimos meses em mobiliário, equipamentos, transporte escolar, bem como reparos e melhorias fizeram com que alunos encontrassem estruturas ainda melhores na volta das férias do meio do ano.
24/07/2024 - 16:22

A volta de 1 milhão de alunos às aulas nesta quarta-feira (24) marca também um avanço nas obras na rede estadual de ensino de todo Paraná. Para o segundo semestre, os alunos vão encontrar escolas ainda mais estruturadas, fruto dos investimentos do Governo do Paraná por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Só no primeiro semestre, foram entregues R$ 44,6 milhões em mobiliário e equipamentos, incluindo ar-condicionado, conjuntos escolares, armários e estantes de aço, cadeiras giratórias e refrigeradores. Além disso, itens consumíveis como produtos de limpeza, recarga de gás GLP e papel sulfite foram disponibilizados, assegurando um ambiente de estudo confortável, seguro e bem suprido em termos materiais.

Já o Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), também do Fundepar, recebeu investimento de R$ 109 milhões, garantindo que os alunos tenham acesso mais seguro e eficiente às instituições de ensino. Para o segundo semestre, a entidade prevê investimento adicional de R$ 128 milhões, reforçando o compromisso do estado com a educação.

O Programa Mãos Amigas, que viabiliza a execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público por meio da mão de obra de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) do sistema penal, já realizou neste ano 640 atendimentos às escolas com serviços de roçadas, pinturas e pequenas intervenções de reforma. O programa prevê mais 600 atendimentos e implantação do programa em pelo menos mais seis Núcleos Regionais de Educação no próximo semestre.

Outro programa, o Tutor Zelador, no qual os diretores das instituições atuam na identificação das necessidades estruturais das escolas, também teve um impacto significativo no primeiro semestre letivo, com 2.710 visitas realizadas e intervenções em 1.731 unidades escolares. A meta é visitar 100% das escolas até o final do próximo semestre.

Na área de engenharia, o Fundepar fez 73 contratos de obras e serviços no primeiro quadrimestre, totalizando R$ 150,5 milhões em investimentos.

Desse montante, R$ 110,5 milhões foram destinados à construção de seis novas unidades escolares: o Colégio Estadual Cívico Militar Mireille Zannon Machado, em Mandirituba; o Centro Estadual de Educação Profissional Colorado, em Colorado; o Centro Estadual de Educação Profissional de Londrina; o Colégio Estadual Domingos Francisco Zardo, em Palotina; o Colégio Estadual Iolando Taques, em Ponta Grossa; e o Centro Estadual de Educação Profissional Ibiporã.

Além disso, mais oito unidades educacionais passaram por ampliações, tendo sido R$ 48 milhões investidos em reformas no Colégio Estadual do Campo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Quitandinha; no Colégio Estadual Novo Sarandi, em Toledo; no Colégio Estadual Nirlei Medeiros, em Curitiba; no Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais; no Colégio Estadual Marly Queiróz, em Curitiba; no Colégio Estadual Angelo Volpato, em Curitiba; no Colégio Estadual Moradias Monteiro Lobato, em Curitiba e no Colégio Estadual Pinheiro do Paraná, em Curitiba.

"Os investimentos e melhorias fazem do retorno às aulas no Paraná um evento promissor e positivo. Este novo semestre tem todas as condições para ser um período de grandes realizações e avanços na educação, beneficiando milhares de estudantes em todo o estado", finaliza o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.