Com 470 propostas, rede de clubes de ciência do Paraná avança para nova fase

A Rede Clubes Paraná Faz Ciência prevê a criação de 200 Clubes de Ciências, em 2024, com investimento de R$ 23,5 milhões da Fundação Araucária. Serão selecionadas cerca de 100 escolas de tempo integral, nas quais o clube se integrará à matriz curricular, e 100 escolas vão ser selecionadas para adotarem os clubes em contraturno.
13/08/2024 - 08:00

A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência recebeu 470 inscrições. As propostas foram enviadas por escolas de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná e agora, na segunda etapa, serão selecionadas melhores ideias. A coordenação é do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Paraná Faz Ciência e da Secretaria de Estado da Educação. A iniciativa tem o financiamento da Fundação Araucária, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A próxima etapa da implementação do projeto é a seleção das escolas e dos docentes que vão executar os clubes de ciências. Trinta e três avaliadores vão participar desta tarefa, que é coordenada pelo Comitê Científico da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de agosto, em edital que será publicado no site do Napi Paraná Faz Ciência e da Rede.

A equipe da Rede de Clubes tem como meta implementar ações que ajudem a consolidar conceitos científicos tratados em sala de aula. O objetivo é contribuir com a formação pessoal e social dos estudantes, incentivando o protagonismo dos alunos assim como o aprimoramento das práticas docentes.

Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, a Rede de Clubes de Ciência será um marco no desenvolvimento do Estado nos próximos anos. “Nós não temos dúvidas de que a ciência e a tecnologia, juntamente com a formação de alto nível, são um grande diferencial de um Estado e de uma nação. O estímulo aos jovens para que percorram a trajetória acadêmica de cientista é extremamente necessário. Os nossos 370 programas de pós-graduação stricto sensu deverão ter candidatos com entusiasmo para poder percorrer esta trajetória”, afirma.

Segundo o articulador do Napi Paraná Faz Ciência e professor da Universidade Federal do Paraná, Rodrigo Reis, o edital recebeu propostas de 188 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). As maiores inscrições vieram da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral (112), Norte (90), Centro-Sul (48) e Norte Pioneiro (41).

“Esta enorme procura por inscrições demonstra o interesse dos professores e das escolas pela implementação de Clubes de Ciência. Temos agora o desafio de selecionar entre estas 470 as 200 propostas levando em conta a distribuição territorial por Núcleo Regional de Educação. E espero que essa rede possa realmente fazer a diferença no ensino de ciência e na formação de pesquisadores”, afirma Reis.

“Essa é uma oportunidade singular de aproximar os estudantes da rede pública de ensino das universidades e, especialmente, da iniciação científica. Experiências como a Rede de Clubes Paraná faz Ciência têm um impacto significativo na vida dos estudantes, tanto no presente quanto no futuro, ampliando seu repertório e suas perspectivas”, destaca o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Anderfábio Oliveira dos Santos.

Serviço:

Resultado preliminar da seleção: 20 de agosto