O Colégio Estadual do Patrimônio Regina, na zona rural de Londrina, foi escolhido como representante da região Sul na etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Neste ano, a premiação, que busca reconhecer boas práticas e estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, tem uma edição especial: Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?
No Patrimônio Regina, que conseguiu manter 100% dos alunos participando do ensino remoto, a solução encontrada foi uma combinação de monitoramento das atividades e a comunicação com as famílias.
“Fizemos um levantamento de todos os alunos que tinham e dos que não tinham condições de se conectar e de assistir às aulas pela TV. Fizemos uma reprogramação de todas as atividades pedagógicas”, conta Lauriane dos Santos Lima, diretora do colégio. “Temos parte dos alunos assistindo às aulas pelo Google Classroom e parte buscando o kit tarefa, que são atividades impressas entregues aos alunos a cada 15 dias”, explica.
A realização das atividades, seja on-line ou presencial, é monitorada por uma equipe da escola. Um funcionário em sistema BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial) acompanha o envio de tarefas — tanto as propostas pelo colégio quanto as do Aula Paraná — e liga para os alunos em caso de atraso. Também foram designados alunos-monitores no Classroom.
Outra medida importante tomada pelo colégio foi manter comunicação constante entre família, alunos, professores e equipe pedagógica. “Nossas famílias já tinham o hábito de conversar pelo Whatsapp. Continuamos com grupos por sala, criamos grupos de pais e fazemos reuniões frequentes por meets. Também temos plantões da equipe pedagógica para atender famílias que têm dificuldade de conexão ou com o kit tarefa”, afirma a diretora.
“Além disso, o horário das aulas presenciais foi mantido no Classroom para que os alunos continuassem na mesma rotina. Isso foi fundamental para que eles se organizassem e mantivessem o vínculo”, pontua.
O colégio concorreu, inicialmente, com 8 mil projetos de todo o Brasil. Depois, foi selecionado por um comitê entre nove escolas indicadas como referência da região Sul (três de cada estado). Agora, competirá com quatro colégios que representam as quatro outras regiões do Brasil — um de Brasília (DF), um de Manaus (AM), um de Itacuruba (PE) e um de Jarinu (SP).
O vencedor nacional será revelado em uma cerimônia de premiação que acontecerá em 10 de dezembro.