Cohapar inaugura complexo municipal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

O empreendimento recebeu mais de R$ 1,44 milhão em investimentos, custeado com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual, por meio da Cohapar. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município.
21/06/2024 - 14:40

A Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) participou nesta sexta-feira (21), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, da inauguração do Complexo Municipal Anibal Khury no Parque Palmital, em parceria com a Caixa Econômica e Prefeitura.

O empreendimento recebeu mais de R$ 1,44 milhão em investimentos, custeado com recursos do governo federal (R$ 622.922,00) e do governo estadual, por meio da Cohapar, no valor de R$ 822.078,74. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município.

Além do aporte financeiro, a Cohapar ficou responsável pelas edificações dos equipamentos comunitários do complexo, que abrangem um ginásio de esportes; um anexo a este espaço composto por salas de ginástica, vestiários, banheiros e depósitos; uma biblioteca; três salas multiúso; e uma casa para zelador, totalizando mais de 1.504 m² de área construída. Já a contrapartida da Prefeitura se deu através da execução dos acessos, paisagismo e cercamentos externos do parque.

As intervenções do PAC Pinhais, contempladas no plano de trabalho assinado junto à Caixa Econômica e ao Ministério das Cidades, estavam paralisadas desde 2016 e foram reativadas em junho de 2022. A entrega da obra é um marco significativo para a região e reforça o compromisso do Governo do Paraná em promover a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

A prefeita Rosa Maria Colombo destacou a importância da entrega do complexo para a comunidade, sobretudo depois de anos de obras interrompidas, e celebrou a coparticipação dos poderes públicos para essa conclusão. “Com a união dos governos estadual, federal e prefeitura de Pinhais, entregamos hoje uma obra moderna, bonita e útil, na qual haverá o atendimento de esporte, cultura, áreas social, ambiental e de saúde. Estamos gratos ao Governo do Estado, especialmente à Cohapar, por essa parceria que deu certo”, disse.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, falou da relevância do espaço para a população de Pinhais e do empenho dos entes públicos para garantir a finalização do projeto. “É uma satisfação imensa participar desde evento. Com o apoio da prefeitura e dos servidores municipais, esforço da equipe da Cohapar e da destinação de recursos do Estado, através do Governador Ratinho Júnior, entregamos um espaço que proporcionará momentos de alegria e lazer para essa comunidade que tanto merece”, afirmou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes também na solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Gilberto Onofre da Luz; e demais lideranças locais.