Cohapar entrega residencial com 144 apartamentos em Araucária

Residencial Mirante III, no município da Região Metropolitana de Curitiba, contou com investimento de mais de R$ 30,6 milhões e é resultado do esforço conjunto entre Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e iniciativa privada.
04/07/2024 - 08:24

Cento e quarenta e quatro famílias de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, receberam quarta-feira (3) as chaves da casa própria. O Residencial Mirante III contou com investimento de mais de R$ 30,6 milhões e é resultado do esforço conjunto entre Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e iniciativa privada. Dentre os novos proprietários, 96 deles receberam subsídio do programa Casa Fácil, para ajudar no custeio do valor de entrada dos imóveis.

O repasse de R$ 1,67 milhão em recursos estaduais, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), é destinado ao público com renda familiar de até quatro salários mínimos. As vantagens do projeto incluem também descontos pelo Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e possibilidade de uso do saldo do FGTS para abatimento do valor financiado.

Com projeto da Construtora Monte Azul, o empreendimento possui plantas arquitetônicas com tamanhos entre 52,53m² à 63,90m², em blocos de três pavimentos, subdivididas em dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, sacada com churrasqueira e todas as unidades contam com vaga de garagem. O residencial tem estrutura de lazer completa, composta por quadra esportiva gramada, salão de festas, playground, churrasqueira, academia ao ar livre, jardim de convivência e bicicletário.

As unidades, comercializadas a partir de R$ 225 mil, podem ser quitadas em até 360 meses junto à Caixa Econômica Federal, com taxa de juros reduzida e prestações médias em torno de R$ 671, custo mais acessível que o aluguel praticado no município.

MUDANÇA DE VIDA O segurança Francisco José Rocha Santos Junior, 37 anos, saiu de Alagoas há mais de oito anos para enfrentar a vida e colher os frutos no Paraná, que ele diz ter sido o Estado que o acolheu de braços abertos. Depois de inúmeros problemas e vivendo de aluguel com a filha Clara Fernanda, 6 anos, receber as chaves da casa própria tem um significado muito especial. “Entrei numa depressão na época, mas superei. E hoje essa é uma das melhores conquistas da minha vida, minha casa”, disse.

Santos Junior ressaltou ainda o impacto do auxílio do Casa Fácil na aquisição do imóvel. “Sinceramente, esse subsídio ajudou em mais de 100%. Eu não esperava que isso pudesse acontecer e foi tudo como um passe de mágica. Não tenho nem palavras para agradecer”.

Outra que escolheu o Paraná na busca de mais qualidade de vida e oportunidades foi a correspondente bancária Natália Paixão Vieira, 36 anos. “Vim do Rio de Janeiro e foi aqui que vi a possibilidade de conquistar coisas, inclusive o meu apartamento hoje”. Para ela, que até então vivia de aluguel, foi graças a ajuda do Estado que essa conquista se tornou viável.

“Sem isso não teria como, a gente sabe que para comprar um imóvel o valor de entrada é muito alto, e hoje praticamente ninguém tem. Então, a Cohapar viabilizou totalmente a compra do apartamento. Estava nervosa e ansiosa, mas quando cheguei já fiquei tranquila e respirei aliviada, porque agora eu tenho minha casa própria, meu teto, é meu e de mais ninguém”, concluiu.