Cohapar entrega 80 unidades habitacionais a famílias de São Jorge do Ivaí

05/07/2024 - 16:39

A Cohapar entregou nesta sexta-feira (05), em São Jorge do Ivaí, no Noroeste do Estado, as chaves para 80 famílias, por meio do Programa Casa Fácil - Modalidade Financiamento. O empreendimento, que teve mais de R$ 7,3 milhões em investimentos, é composto por 80 unidades habitacionais e foram financiadas pela Companhia de Habitação do Paraná.

O Estado aplicou mais de R$ 1,1 milhão em recursos para garantir que 74 famílias, com renda de até três salários mínimos, recebessem subsídios de R$ 15 mil para ajudar no custeio do valor do imóvel. A Cohapar também ficou responsável pela seleção dos beneficiários, contratação da construtora, fiscalização e acompanhamento de todas as etapas da obra.

O conjunto contou ainda com o convênio da Copel para o fornecimento de materiais e instalação de energia elétrica, no total de quase R$ 390 mil. Como contrapartida, a prefeitura entrou com a doação do terreno, realizou a infraestrutura interna, com a pavimentação, drenagem, instalação das rede de água e esgoto e construção da estação elevatória para o recolhimento do esgoto dos imóveis.

O residencial, executado pela Construtora RCA, possui plantas arquitetônicas com metragens de 44,47m², 48,35m² para o modelo adaptado à pessoa com deficiência, e 51,23 m². As unidades são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa e os terrenos possibilitam futuras ampliações. Os financiamentos junto à Cohapar podem ser quitados em até 420 meses, não há cobrança de entrada, as taxas de juros são de apenas 2% ao ano e prestações vão de R$ 268 a R$ 556, valor mais em conta que o aluguel cobrado no município.

“Eu estou tão emocionada, tão feliz, que não dormi nada essa noite. Faz 38 anos que lutamos pela casa própria, pagando aluguel. Se não fosse assim não teria como conseguir a casa, porque a gente não tem R$ 15 mil. Então, o Governo fez muito por nós”, disse a autônoma Irani Gorete de Souza, 57 anos, uma das beneficiárias do Conjunto Habitacional Profº Nelson Cavichiolli.

Para o aposentado Luiz Antônio Benedetti e a esposa Vilma Alexandre, de 63 e 62 anos respectivamente, que lutam para ter o próprio lar há 15 anos, essa conquista só foi possível graças ao subsídio do Governo do Estado. “Se não fosse esses R$ 15 mil a gente não teria conseguido. É a maior felicidade do mundo, porque faz muito tempo que estamos sem casa própria e pagando aluguel. E essa daqui vai realizar o sonho da nossa vida”, disse ele.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de entrega do conjunto o prefeito Agnaldo Carvalho Guimarães; o vice-prefeito Marinho Anderson Sartori; os deputados estaduais Delegado Jacovós, Do Carmo e Tiago Amaral; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Maringá, Jaime Dallagnol, juntamente com a equipe técnica; vereadores e secretários municipais, representantes da Construtora RCA e demais lideranças locais.