Clínica Psicológica da UEL tem grupos de apoio a pessoas com condições genéticas diversas

Encontros são realizados semanalmente, com duração de uma hora, em formato presencial ou remoto. São dois grupos e as inscrições estão abertas para ambos.
Publicação
29/04/2022 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com inscrições abertas para dois grupos de apoio a pessoas com condições genéticas diversas, em atendimento presencial e online.

Os encontros são voltados tanto para pessoas que já foram atendidas pelo Serviço de Aconselhamento Genético da UEL (SAG), quanto às que não foram atendidas, mas têm interesse em participar dos grupos. Podem ser também, familiares e cuidadores.

Com objetivo de propiciar um espaço de escuta e trocas, um deles é o Grupo de Apoio a Condições Genéticas, mais amplo, para diversos casos de alterações genéticas, relativo ao apoio psicológico para familiares ou pessoas com Síndrome de Down, de Turner, Triplo-X, entre outras. 

Outro grupo é mais específico, sobre “Doença Falciforme”. Essa é uma das alterações genéticas do sangue mais comuns no mundo, que afeta os glóbulos vermelhos perdendo a forma arredondada e elástica. Essa condição crônica exige que as pessoas e seus familiares desenvolvam medidas apropriadas para uma vida saudável e de qualidade. 

Para ambos os grupos, os encontros são realizados semanalmente, com duração de uma hora, em formato presencial ou remoto, segundo a disponibilidade dos participantes. No caso remoto, pessoas de todo o Estado podem participar dos encontros.

A condução é dos estudantes do 4º e 5º ano do curso de Psicologia da UEL, sob coordenação do professor Jefferson Olivatto da Silva, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Centro de Ciência Biológicas (CCB).

GALERIA DE IMAGENS