Cinema na Praça chega a mais cidades do Interior; veja a programação do fim de semana

Iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Renault do Brasil e MPA leva sessões de cinema para municípios menores, que não contam com salas comerciais
Publicação
10/06/2022 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais cidades paranaenses receberam as sessões ao ar livre do Cinema na Praça, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Renault do Brasil e a Motion Picture Association (MPA). Em Centenário do Sul, no Norte do Paraná, a atração foi na quarta-feira (08). Nesta sexta o cinema itinerante está em Paranacity e segue no final de semana para Terra Rica e Diamante do Norte.

“O Cinema na Praça é um projeto idealizado pelo governador Ratinho Junior e que leva uma carreta palco com painel de LED, som e 400 cadeiras. Algumas prefeituras complementam com mais assentos. Nós retomamos esse projeto neste ano com muito orgulho, pois você pega desde o idoso, a criança, toda a família”, destaca Elaine Pereira Almeida, representante da governadoria e uma das idealizadoras do projeto. “Tem feito muito sucesso no Interior”.

Cerca de 600 pessoas, entre crianças, adultos e idosos acompanharam as duas sessões em Centenário do Sul, realizadas em frente à prefeitura e à Praça Padre Aurélio Basso. Entre eles estava Janete Aparecida de Castro, professora do Colégio Estadual Padre José Pires, com seus dois filhos. Ela conta que apesar de as crianças já terem ido ao cinema, a expectativa era grande para o evento.

“O cinema mais próximo daqui está a 100 quilômetros. A minha filha não via a hora de chegar para assistir o filme. Tudo muito organizado, pontual”, afirma Janete. “Por ser uma cidade pequena, nós não temos muitas opções de cultura, então quando tem esse tipo de evento a gente participa. As crianças gostam, as famílias vêm, é muito bom”.

Além da diversão, o programa também ajuda a movimentar o comércio no município. “Faz 61 anos que eu sou pipoqueiro em Centenário, desde o início da cidade. O Cinema na Praça trouxe muita gente, vendemos muita pipoca, não paramos um minuto. Eu estou muito feliz”, celebra João Sebastião da Silva, ao lado do carrinho de pipoca a lenha.

Para o prefeito Junior Tavian, o Cinema na Praça é a chance de uma confraternização depois de dois anos sofrendo com a Covid-19. “É um momento de trazer cultura e entretenimento para as famílias. Muitos da nossa cidade dificilmente pisaram numa sala de cinema, então essa é a oportunidade de trazê-lo mais pertinho e mostrar essa magia”, ressalta o prefeito. “Só tenho a agradecer o Governo do Paraná por estar levando para os pequenos municípios esse projeto magnífico”, finaliza.

Já em Itaguajé, nesta quinta (09), as sessões seriam realizadas na Praça João Balistiere. Cinco minutos antes de começar a primeira sessão, uma chuva fraca começou. Com a trégua dada por São Pedro minutos depois, a população se juntou para secar as cadeiras e retomar o evento. Mas não durou muito e com cerca de 30 minutos de exibição, a chuva forte fez com que as sessões fossem canceladas. É o segundo município que teve o Cinema da Praça interrompido devido ao mau tempo, o mesmo aconteceu em Cândido de Abreu.

PROJETO – Após dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19, os bons índices de vacinação fizeram com que o Cinema na Praça fosse retomado em maio, começando por Ivaiporã, e deve seguir até 1º de julho, quando encerra a temporada no município de Imbituva.

São duas sessões gratuitas por cidade, com início sempre às 19h e 21h. Ao todo, serão cerca de 60 exibições em 30 municípios. Na telona de LED, de 7,6 por 2,5 metros, é exibido “Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, que narra as aventuras do jovem Ryder que, com o auxílio de seus companheiros filhotes, precisa salvar a cidade com ajuda de um novo aliado e muita tecnologia.

No Paraná, são 224 salas de cinema concentradas em 32 cidades, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Por isso, a opção do programa é atender cidades menos populosas e que não contam com salas comerciais, estratégia do Governo do Estado de descentralização da cultura.

Confira a programação das próximas cidades:

PARANACITY

10 de junho

TERRA RICA

11 de junho

DIAMANTE DO NORTE

12 de junho

SÃO MANOEL DO PARANÁ

13 de junho

LOANDA

14 de junho

PORTO RICO

15 de junho

ICARAÍMA

16 de junho

RONDON

17 de junho

JUSSARA

18 de junho

SANTO INÁCIO

19 de junho

FLORAÍ

20 de junho

ALTÔNIA

21 de junho

ASSIS CHATEAUBRIAND

22 de junho

UBIRATÃ

23 de junho

CAMPINA DA LAGOA

24 de junho

RONCADOR

25 de junho

FOZ DO JORDÃO

26 de junho

PRUDENTÓPOLIS

28 de junho

MALLET

29 de junho

IRATI

30 de junho

IMBITUVA

01 de julho

GALERIA DE IMAGENS