Chamada pública da Compagas para aquisição de biometano encerra nesta sexta-feira

Expectativa é pelo recebimento de propostas de novas áreas produtoras próximas à rede de distribuição já existente para favorecer a inserção do gás renovável no sistema. Edital estabelece volumes a partir de 2 mil metros cúbicos/dia por um período mínimo de cinco anos.
Publicação
14/03/2024 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O prazo para entrega de propostas para aquisição de biometano pela Compagas se encerra nesta sexta-feira (15). A iniciativa integra a estratégia da Companhia de progressivamente transformar a sua matriz energética, com uma energia limpa, 100% renovável, favorecendo o aumento da participação do biometano no portfólio de suprimento para atender os usuários paranaenses e expandir a sua atuação para outras regiões do Estado.

Dados do CIBiogás indicam que cerca de 70% do território paranaense é propício para o desenvolvimento da produção de biogás e biometano. O modelo de contratação presente no edital estabelece volumes a partir de 2 mil metros cúbicos/dia em modelo de contratação firme, ou seja, com compromisso de entrega por parte do fornecedor, e por um período mínimo de cinco anos.

“Precisamos aproveitar o potencial paranaense em geração de biometano para tornarmos o Estado mais sustentável e com menos emissões, como mais uma alternativa para a descarbonização da matriz energética”, diz o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr. “A expectativa é obter propostas de novas áreas produtoras potenciais identificadas pela Companhia, como por exemplo, de aterros sanitários e estações de tratamento de esgotos, contribuindo também para a diminuição do impacto ambiental destes locais”.

A Compagas deve anunciar neste ano o seu primeiro contrato de biometano ligado à área produtora na região dos Campos Gerais, próxima à rede de gás canalizado existente. “Entendemos que a integração das áreas produtoras de biometano com a nossa rede de dutos é fundamental para o desenvolvimento e para distribuição eficaz e de forma mais econômica do gás renovável no Estado”, destaca Lamastra.

O gás natural renovável a ser recebido pela Companhia pode ser entregue por meio da rede de distribuição, caso as usinas estejam instaladas em localidades já atendidas pela Compagas ou em municípios onde há projetos em andamento; ou por meio de transporte rodoviário, na forma comprimida (GNC) ou liquefeita (GNL), caso as usinas estejam situadas longe da rede.

As informações da chamada pública podem ser consultadas diretamente no site da Compagas.

GALERIA DE IMAGENS