O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), do Governo do Estado, completa em 15 anos de atendimento. Vinculado ao Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o CRAM tem como objetivo dar um novo sentido à vida das mulheres, fazendo o acolhimento e o atendimento humanizado.
Segundo relatório feito pelo CRAM, nestes 15 anos foram recebidas 3.506 mulheres, registrando 28.364 atendimentos. A faixa etária está entre 30 e 45 anos e a grande maioria é provedora no sustento do núcleo familiar.
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Uma das ações implementadas nesta gestão do governo estadual foi intensificar o atendimento nos municípios, através de unidades móveis, chamadas de Ônibus Lilás.
“Somente no ano de 2019 foram 1.639 atendimentos em 98 municípios. São espaços preparados e equipados para circular de forma itinerante e com atendimento individual, sigiloso e humanizado para garantir a privacidade das vítimas”, explica Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.
FORTALECIMENTO – As principais violências registradas são a verbal e a física. Somente no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de quase 50% de ocorrências, se comparado ao ano anterior. Esse ano, já foram 29 novos casos, que geraram 220 atendimentos de caráter psicológico, social e jurídico. Em 2020, foram registrados 55 casos, com 503 atendimentos abertos.
“O centro proporciona atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento dessas mulheres”, esclarece a coordenadora do CRAM, Walquiria Onete Gomes.
Na forma presencial, o CRAM segue os atendimentos mediante agendamento de horário, feito pelo telefone (41) 3338-1832, das 13h às 17h. Os canais para denúncia são os telefones 180 (nacional) e 181 (estadual), que funcionam 24 horas por dia.