Celepar recebe a última turma de 2024 do curso de inclusão digital para idosos

Participam 100 pessoas. Elas aprendem a usar smartphones de maneira prática e segura, com mais autonomia e confiança no mundo digital. Os participantes são orientados sobre tarefas como enviar mensagens, usar a câmera e acessar aplicativos úteis.
Publicação
02/12/2024 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Celepar recebe a partir desta segunda-feira (2) a última turma de 2024 do curso de inclusão digital para idosos. O workshop gratuito, que reúne mais de 100 pessoas, segue até quarta (04). Os participantes aprendem a usar smartphones de maneira prática e segura, com mais autonomia e confiança no mundo digital.

Eles são orientados sobre tarefas como enviar mensagens, usar a câmera e acessar aplicativos úteis, incluindo plataformas do Governo do Paraná. Além de ensinar as funções básicas do celular, o workshop também aborda a prevenção contra golpes virtuais, tema de grande interesse entre os alunos.

"É emocionante ver a empolgação dos participantes em aprender algo novo e desafiador. Muitas vezes começam com receio, mas logo descobrem que podem dominar o mundo digital e aproveitar seus benefícios", destaca o instrutor Sergio Luis dos Santos Oliveira, colaborador da Celepar que acompanha as turmas.

Os alunos, vindos de diferentes bairros de Curitiba, compartilharam a alegria e os aprendizados adquiridos já no primeiro dia de atividades. Para Jahir Gonçalves de Castro, de 77 anos, o curso tem sido uma experiência transformadora: "Estou achando uma experiência excelente. Antes, tinha receio de pegar e clicar em algo errado, que hoje aprendi que são os ícones, e direcionar algo indevido. Com o curso, estou aprendendo como me defender de golpes e me sinto mais seguro para usar o celular”, afirma.

Tereza Schloser, 78 anos, do bairro São Braz, destacou a paciência dos instrutores como um diferencial. "Eu gosto da maneira como eles explicam, são muito didáticos e com bastante paciência para nos ensinar. Essa paciência é fundamental para pessoas como eu que têm zero experiência com tecnologia”.

Já Marlene do Rocio Heil, de 76 anos, moradora do Bairro Alto, enfatizou a importância de adquirir independência para lidar com o celular. "É a primeira vez que participei do curso e gostei. Não sou muito ligada em celular, mas é importante aprender o básico, para não precisar ficar pedindo aos filhos ou netos que fazem com muita agilidade, pois já estão habituados. Com o pessoal da Celepar ensinando, ficou mais difícil de aprender".

O curso, que acontece na Sala IA HUB e no auditório da Celepar, reforça o compromisso da empresa com a inclusão digital e o acesso democrático à tecnologia. Ao longo do próximo ano, a expectativa é capacitar ainda mais idosos em todo o Paraná, oferecendo oportunidades de aprendizado que fortalecem a interação com o mundo digital e ampliam a qualidade de vida.

GALERIA DE IMAGENS