A Celepar implementou em dezembro adaptações de acessibilidade na plataforma Central de Segurança, que permite que o cidadão faça login e acesse serviços digitais de diferentes órgãos do Governo do Estado. As mudanças facilitam a vida das pessoas com deficiência visual.
Com as adaptações, o usuário com deficiência visual pode navegar facilmente pela plataforma, por meio do software de leitura de tela já utilizado por ele. Anteriormente, a Central de Segurança não tinha compatibilidade com esse tipo de programa.
Esses softwares informam, em áudio, todos os ícones, textos e recursos exibidos na página. Além disso, eles auxiliam na hora de fazer login, no momento de preencher o “captcha” – recurso que distingue um acesso humano de um feito por um robô. Essa validação de acesso pode ser feita por meio da digitação do resultado de uma conta matemática ou identificação de imagens, por exemplo. Com o software de leitura de tela, o usuário com deficiência visual pode escutar as informações do “captcha” e executar a ação.
“Antes, o sistema não possuía compatibilidade com o leitor de Libras, o que impedia que o usuário utilizasse sozinho todas as ferramentas e recursos. Agora, ele tem autonomia do começo ao fim da navegação na plataforma”, conta Marcos Lanza, coordenador de Inovação Aplicada da Celepar, que participou do desenvolvimento das adaptações.
Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressalta a importância de soluções de tecnologia assistiva. “É preciso garantir que o público PCD acesse e utilize o ambiente digital sem desconfortos, com segurança e autonomia. A combinação entre tecnologia e acessibilidade não traz benefícios apenas para as pessoas com deficiência, mas para sociedade como um todo”, completa.
- Programa que oferta três refeições nas escolas estaduais vai para o terceiro ano
- Fundação Araucária investe na integração entre ciência, tecnologia e inovação
CENTRAL DE SEGURANÇA – A Central de Segurança é utilizada para acessar diversos serviços do Governo do Estado, como o portal PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). Ela também é usada em sistemas corporativos do Estado, como o e-Protocolo e a Central de Viagens.
PARANÁ ACESSÍVEL – A Celepar ainda atua no desenvolvimento de uma plataforma para o Paraná Acessível, programa que visa à ampla divulgação de informações e serviços sobre acessibilidade voltados às pessoas com deficiência. A página deve ser lançada no primeiro trimestre de 2024. A iniciativa é idealizada pela Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPCD), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.