A Ceasa Curitiba inicia nesta quinta-feira (26) a campanha “Ceasa Limpa”, com objetivo de dar continuidade às ações já realizadas junto ao mercado no trabalho de conscientização para manter o ambiente limpo e melhor para todos. Também participam da iniciativa as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde, a Administração Regional do Tatuquara e, ainda, o Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos (Sindaruc).
“A ideia é estimular a mudança de atitudes e desenvolver novos hábitos, conscientizando o público interno e externo sobre manter o ambiente da Ceasa limpo e melhor para todos”, diz Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná. Entre as atividades a serem aplicadas estão ações educativas junto aos boxes das empresas atacadistas, nos mercados do Produtor e de Flores, com a presença da equipe da Família Folhas, da Prefeitura de Curitiba.
Segundo o assistente administrativo da Ceasa Curitiba, José Bispo dos Santos Filho, serão distribuídos folders educativos com orientações sobre descarte correto do lixo comum e dos recicláveis. Estão previstas ainda a distribuição de lixeiras para os veículos que circulam na unidade.
“Já temos três ecopontos instalados no mercado, que nos ajudam a destinar corretamente os materiais recicláveis como papel, plásticos, palhas, lâmpadas, madeiras entre outros itens”, disse Santos Filho. “Além disso, os produtos orgânicos – frutas legumes e verduras – são destinados para uma caçamba verde, e posteriormente são encaminhados à empresa CS Bioenergia, que transforma esses resíduos em energia”, acrescenta.
- Projeto da Ceasa Paraná vence o Prêmio Uninter na categoria sustentabilidade
-
Secretários de Agricultura buscam melhorar comunicação sobre sustentabilidade da produção
Ele lembra também que as Ceasas do Paraná têm outro importante trabalho na destinação correta de produtos hortigranjeiros sem padrão comercial, mais ainda em boas condições de consumo. “Esses produtos são encaminhados para o programa Banco de Alimentos - Comida Boa. Depois de selecionados e separados, parte desses hortigranjeiros são processados na cozinha industrial do programa e outra parte, ainda in natura, é doada pelos permissionários atacadistas e produtores que atuam no mercado às entidades assistenciais cadastradas no programa”.
A Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras. O programa foi implantado inicialmente em Curitiba.
VACINAÇÃO - A equipe Ceasa e demais parceiros da campanha vão distribuir entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro materiais orientativos sobre a coleta seletiva de resíduos e como evitar a proliferação do mosquito da dengue e de animais peçonhentos. “No dia 26 uma equipe da secretaria municipal da Saúde estará com um trailer na unidade da Ceasa para vacinar as pessoas que estiverem no mercado”, explica José Bispo.