Mais de 1.000 animais são aguardados para o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, nesta semana, em sete cidades do Noroeste do Estado. A ação é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, que fazem o cadastro das famílias beneficiadas.
Até o momento, 20 municípios já receberam o castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave para esterilização de materiais, aparelhos de anestesia inalatória e monitor multiparamétrico, entre outros.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o programa está no segundo ciclo e 80 municípios serão contemplados, com investimentos de R$ 2,5 milhões. A primeira etapa atendeu 15 mil animais em 45 municípios, com investimentos de R$ 2,4 milhões.
- Programa CastraPet Paraná atende 410 animais em Campo Mourão
- Alimentos e rações arrecadados em ação do IAT são entregues em Umuarama
“Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destacou.
Nesta segunda-feira (9), cerca de 230 animais são beneficiados pelo programa em Paraíso do Norte e Querência do Norte, com 116 animais em cada cidade.
O prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, afirmou que a parceria com o Governo do Estado é importante para dar andamento à política de esterilização na cidade. “O CastraPet é uma política de Estado muito importante para ter o controle de zoonoses e da natalidade dos animais. Agradeço ao Governo do Estado por sermos agraciados neste programa”, disse.
Nesta semana, os municípios contemplados são: Paraíso do Norte (09), Querência do Norte (09) Bom Sucesso do Sul (10 e 11), Terra Rica (10), Nova Esperança (11), Marilena (12) e Loanda (12).
ORIENTAÇÕES – Ao levar o pet para a cirurgia o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, além de remédios para a recuperação do animal, como antibióticos.
Os tutores são orientados sobre o jejum absoluto (comida e água) de oito horas que o animal deve fazer antes de passar pelo procedimento. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.
Nesta semana serão atendidos 1.044 animais.
Confira as datas e endereços em cada município:
Paraíso do Norte (09/08) – 116 animais
Horário: 8h às 13h
Local: Afpan – Associação dos funcionários de Paraíso do Norte - Avenida Tapejara, 1397
Querência do Norte (09/08) – 116 animais
Horário: 13h30 às 17h
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - Avenida Rio Grande do Sul, 2032 – Centro
Bom Sucesso do Sul (10/08 e 11/08) – 116 animais
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Social Parque dos Anjos - Estrada Municipal Dom Agostinho, s/n
Terra Rica (10/08) – 232 animais
Horário: 8h às 17h
Local: Parque de exposições José Rico - Av. James Patrick Clark s/n
Nova Esperança (11/08) – 232 animais
Horário: 8h às 17h
Local: Ginásio Poliesportivo Bruno Benatti - Rua Governador Bento Munhoz da Rocha Neto s/n, próximo à Prefeitura
Marilena (12/08) – 116 animais
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Padre Nelson - Rua Recife, número 1471
Loanda (12/08) – 116 animais
Horário: 13h30 às 17h
Local: Parque de Exposição Gov. Paulo Pimentel - Prolongamento da Avenida Paraná, s/n - saída para Santa Cruz Monte Castelo