Castração gratuita atenderá mais de mil animais nesta semana em cidades do Noroeste

Ação acontece em Querência do Norte, Paraíso do Norte, Bom Sucesso do Sul, Terra Rica, Nova Esperança, Marilena e Loanda. A castração é gratuita e as inscrições são realizadas diretamente nas prefeituras.
09/08/2021 - 15:40

Mais de 1.000 animais são aguardados para o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná, nesta semana, em sete cidades do Noroeste do Estado. A ação é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com os municípios, que fazem o cadastro das famílias beneficiadas.

Até o momento, 20 municípios já receberam o castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave para esterilização de materiais, aparelhos de anestesia inalatória e monitor multiparamétrico, entre outros.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o programa está no segundo ciclo e 80 municípios serão contemplados, com investimentos de R$ 2,5 milhões. A primeira etapa atendeu 15 mil animais em 45 municípios, com investimentos de R$ 2,4 milhões.

“Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destacou.

Nesta segunda-feira (9), cerca de 230 animais são beneficiados pelo programa em Paraíso do Norte e Querência do Norte, com 116 animais em cada cidade.

O prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, afirmou que a parceria com o Governo do Estado é importante para dar andamento à política de esterilização na cidade. “O CastraPet é uma política de Estado muito importante para ter o controle de zoonoses e da natalidade dos animais. Agradeço ao Governo do Estado por sermos agraciados neste programa”, disse.

Nesta semana, os municípios contemplados são: Paraíso do Norte (09), Querência do Norte (09) Bom Sucesso do Sul (10 e 11), Terra Rica (10), Nova Esperança (11), Marilena (12) e Loanda (12).

ORIENTAÇÕES – Ao levar o pet para a cirurgia o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, além de remédios para a recuperação do animal, como antibióticos.

Os tutores são orientados sobre o jejum absoluto (comida e água) de oito horas que o animal deve fazer antes de passar pelo procedimento. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.

Nesta semana serão atendidos 1.044 animais.

Confira as datas e endereços em cada município:

Paraíso do Norte (09/08) – 116 animais

Horário: 8h às 13h
Local: Afpan – Associação dos funcionários de Paraíso do Norte - Avenida Tapejara, 1397

Querência do Norte (09/08) – 116 animais

Horário: 13h30 às 17h
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - Avenida Rio Grande do Sul, 2032 – Centro

Bom Sucesso do Sul (10/08 e 11/08) – 116 animais

Local: Centro Social Parque dos Anjos - Estrada Municipal Dom Agostinho, s/n

Terra Rica (10/08) – 232 animais

Local: Parque de exposições José Rico - Av. James Patrick Clark s/n

Nova Esperança (11/08) – 232 animais