Cartão-postal: Ponte dos Arcos de União da Vitória é revitalizada pelo DER/PR

Estrutura foi uma das beneficiadas com obras de manutenção na região, um investimento de R$ 7,8 milhões. Melhorias também contemplam Bituruna, Palmas e Porto Vitória.
02/07/2024 - 15:46

Um dos cartões-postais de União da Vitória, na região Sul, a Ponte dos Arcos foi reformada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Com investimento de R$ 670 mil, a estrutura ficou de cara nova.

Foram realizados os serviços de substituição das juntas de dilatação do tabuleiro e dos guarda-corpos danificados; reparos na estrutura de concreto armado; recomposição e ampliação do sistema de drenagem de águas; instalação de defensas metálicas, de placas de sinalização vertical e de tachões; pintura de faixas de sinalização horizontal; limpeza geral e pintura da ponte.

“Esta é uma ponte histórica, recuperamos toda a sua originalidade e demos segurança aos motoristas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, durante visita à ponte e a obras no município.

A estrutura, cuja denominação é Ponte Manoel Ribas, está localizada na PRC-476 e permite a travessia de veículos sobre o Rio Iguaçu. Ela tem 200 metros de extensão e 9 metros de largura, com calçadas em ambos os lados e pista única de 4,9 metros.

PONTES – A obra de reforma da Ponte dos Arcos está incluída em um contrato de manutenção de nove obras de arte especiais (OAE), sendo oito pontes e um viaduto, toda localizadas em rodovias estaduais administradas pelo Escritório Regional Médio-Iguaçu, da Superintendência Regional Leste do DER/PR.

O investimento nessas melhorias é de R$ 7.838.631,85, com os serviços devendo ser finalizados nesse semestre. Foram beneficiados os municípios de União da Vitória, Porto Vitória, Bituruna e Palmas.

Confira a lista de OAE atendidas abaixo, e neste mapa a localização de cada uma, na aba CP 50/2022:

Ponte Rio Jangada (PR-446) no limite entre Porto Vitória e Bituruna

Ponte Rio Empoçado (PR-446) em Bituruna