Capanema recebe do Governo do
Estado equipamentos para saúde

15/02/2019 - 17:20

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (15) para a população de Capanema, no Sudoeste do Paraná, uma Unidade de Saúde, uma UTI Móvel, equipamentos de fisioterapia e um ônibus de 40 lugares. Os investimentos somam mais de R$ 1,2 milhão em recursos do governo do Paraná e garantirão atendimento de saúde com mais qualidade e eficiência.

Capanema está a mais de 100 quilômetros de distância dos tratamentos de especialidades na saúde (cardiologia e oncologia, por exemplo), bem como de leitos de UTI. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre 90 e 110 pacientes viajam por dia para Cascavel e Francisco Beltrão para consultas em hospitais maiores.

Com os novos veículos, os pacientes terão deslocamento muito mais confortável e seguro, além do acompanhamento tecnológico necessário. O Governo do Estado investiu R$ 450 mil na aquisição do ônibus, que teve custo total de R$ 479 mil, e também custeou R$ 120 mil da UTI Móvel.

A Unidade de Saúde do bairro São José Operário contou com investimento total de R$ 600 mil. Ela está instalada no bairro da maior empresa da cidade e atenderá principalmente os funcionários e moradores da região, desafogando o fluxo na unidade central. “Isso evita deslocamento até outra unidade de saúde e permite atendimento com muito mais qualidade”, afirmou o prefeito Américo Bellé.

Por fim, o governo estadual investiu R$ 40 mil em equipamentos de fisioterapia (esteiras, bicicletas, andadores, camas, camas elásticas, máquinas de ultrassom, aparelhos de choque) para a Unidade de Saúde Central.

O prefeito afirmou que os investimentos são fundamentais para Capanema. “O município não tinha condições de desembolsar R$ 1,2 milhão. Sem a parceria com o governo do Estado a saúde para”, acrescentou Bellé.