Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim

O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), insere jovens na formação permanente em técnicas de contação de histórias e conteúdos sobre a vida e obra do autor.
14/06/2024 - 17:57

Jovens leitores também se interessam por clássicos e, na estante de autores, são apresentados a um dos mais desafiadores escritores brasileiros: Guimarães Rosa. Este é o tema da reportagem de Francisco Camolezi na edição de junho, número 151, do jornal Cândido, que conversou com Dôra Guimarães e Elisa Almeida, diretoras do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR). A unidade cultural insere jovens na formação permanente em técnicas de contação de histórias e conteúdos sobre a vida e obra do autor.

Na retranca, o repórter ainda traz uma série de depoimentos de jovens Miguilins – assim são chamados os integrantes do grupo – e ex-miguilins.

Na série especial “Mulheres contra a Ditadura”, o repórter Lucas Daniel traz uma entrevista exclusiva com Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, jornalista mineira e ex-presa política durante o regime, que hoje é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Ainda, na Seção de Entrevista, o Cândido destaca os relatos mais marcantes das falas do jornalista e escritor Edney Silvestre, que conversou com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost, no evento Jornalismo & Literatura, realizado em maio de 2024, no Solar do Rosário, espaço cultural em Curitiba.

Colaborando com a edição, Guta Stresser, que interpretou no início de carreira “A Polaquinha”, do livro "O Vampiro e a Polaquinha", de Dalton Trevisan, publica uma pensata em homenagem aos 99 anos do escritor. No Especial Nicolau, o texto “Transparências”, do poeta mexicano Octavio Paz, traduzido por Karin Cristina Beeck no suplemento de agosto/setembro de 1991.

O jornal também traz o ensaio “O conto extraordinário dentro do ordinário de Alice Munro”, de Carlitos Marinho, que reflete sobre como a escritora canadense trabalha o tema da subjetividade feminina em seus textos. Na editoria de fotografia, Anuschka Lemos e Ivan Carlos Vicentin expõem “clicks” das estradas entre Minas Gerais e Ceará, suas fronteiras e seus personagens. A arte da capa desta edição é de Liel Gabino.

Serviço:

Jornal Cândido nº 151

Junho de 2024

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 - Centro

@bibliotecapr

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h.