Canal online para denúncias de baladas clandestinas já recebeu 434 registros

Serviço da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho foi criado no final de março e serve de apoio aos já existentes da Segurança Pública, principalmente para receber denúncias de aglomerações que já ocorreram ou que ainda vão acontecer.
Publicação
02/06/2021 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

O canal online para denúncias de baladas clandestinas criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho já recebeu 434 registros de festas ilegais, 112 deles apenas no último final de semana, referentes a eventos com aglomeração.

“O canal continua recebendo todas as denúncias para ajudar a polícia a combater as baladas clandestinas, que estão em total desrespeito à lei e às normas de saúde pública, causando imensos danos à população que está se cuidando durante a pandemia”, disse o secretário da Justiça, Ney Leprevost. “E mais, essas pessoas podem colocar a vida de seus pais e demais familiares em risco”.

Em funcionamento desde o final do mês de março e sob a responsabilidade do Departamento de Justiça, o canal abrange todo o Estado. As denúncias são encaminhadas para a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).

"Nesse tempo difícil de pandemia a ação do Estado se faz ainda mais necessária para garantir que todos os protocolos sanitários sejam cumpridos e, assim, evitar a proliferação do vírus e novas mortes", comentou o chefe do Departamento de Justiça, Silvio Jardim.

O canal criado pela Secretaria serve de apoio aos já existentes da Segurança Pública, principalmente para receber denúncias de aglomerações que já ocorreram ou que ainda vão acontecer. O Departamento de Justiça faz uma triagem das denúncias recebidas e auxilia a polícia na responsabilização dos envolvidos. Todas as informações são repassadas para as autoridades policiais.

Desta maneira, os canais da Secretaria de Estado da Segurança Pública ou da Guarda Municipal focam nas denúncias de festas ou reuniões que estejam acontecendo em tempo real.

RECOMENDAÇÕES – As denúncias podem ser feitas pela internet (www.justica.pr.gov.br/denunciacovid). Ao denunciar, a orientação é anexar os prints de convites e conversas em grupos sobre as baladas clandestinas; fotos e vídeos dos eventos irregulares que já aconteceram ou qualquer informação extra que materialize a denúncia.

Se alguém constatar uma balada clandestina no momento em ela está acontecendo, a orientação é para ligar imediatamente para o telefone 190 ou para a guarda de seu município e relatar a ocorrência.

GALERIA DE IMAGENS