As areias do Balneário Riviera, em Matinhos, foram palco para o beach tennis, uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil. Neste sábado (1º), foi dada continuidade ao FPT Beach Series Grand Slam Special Cup 2500. Mais de 500 atletas participam do evento, que começou na sexta-feira (31) e segue até domingo (02), integrando os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), da Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Federação Paranaense de Tênis (FPT).
O vice-presidente da FPT, Silvio Souza, explica que o torneio faz parte do campeonato estadual e conta pontos para o ranking da Federação. “Nós chamamos de Special Cup. Estamos com 550 atletas, mais as categorias juvenis da Confederação Brasileira e o torneio New Generation. Montamos 31 quadras para atender todo esse pessoal que está jogando”, disse.
Na sexta-feira (31), todas as categorias por idade e mistas participaram da abertura dos jogos, além das individuais da Confederação Brasileira de Tênis, para idades de 12, 14, 16 e 18 anos. No sábado, foi a vez das categorias de nível e idade livre.
De acordo com Souza, entre os desafios está justamente o de estar ao ar livre. “Jogar na praia é algo diferente. Todo mundo está acostumado a não jogar na praia, aí vem para cá, tem esse ambiente diferente, o vento, um pouco de maresia, chuva, tudo isso faz diferença para jogar”, acrescentou.
A atleta Paola Hercilia Friedrich dos Santos, 25 anos, é de Curitiba e praticante do esporte há mais de 10 anos. “O beach tennis é minha vida. Ele pode ser jogado tanto em dupla quanto individual, sendo dividido em categorias por gênero e misto”, explicou. Ela também elogiou a organização do campeonato de Matinhos. “É uma estrutura incrível. Muito bom ver o beach tennis no Paraná sendo desenvolvido desse jeito. O Governo do Estado e a FPT fazem um trabalho incrível e é sempre bom jogar aqui na praia”, complementou.
No sábado pela manhã, já havia campeões de categoria, como a dupla Guilherme Castelo Branco (10 anos) e Davi Zanatta Maciel (11), ambos de Cascavel, no Oeste do Estado. Eles venceram na categoria Sub 12 masculino em um jogo disputadíssimo. “Foi pegado, porque mesmo os resultados sendo de 6x0, sempre dependia de um ponto”, afirmou Guilherme. “As quadras são muito boas, estou até impressionado com o tanto de quadras que conseguiram fazer. Está ótimo aqui, prainha no fundo, perfeito.”
Para o parceiro Davi, jogar ao ar livre foi o maior desafio para a dupla. “Geralmente jogamos indoor, que é dentro da arena. Aqui gera muita diferença, porque tem o sol, o vento que intensifica um pouco. Temos que trabalhar essa parte e entender o vento para conseguir jogar a bola na posição para ela cair dentro da quadra”, detalhou.
Para o vice-presidente da FPT, sem a parceria com o Governo do Estado não seria possível realizar um evento desse porte. “Colaboramos na organização, na promoção do evento, e o governo com toda essa estrutura maravilhosa que nos oportuniza fazer essa parceria. Montagem das quadras, quadras auxiliares, utilizando todo esse ambiente do JAN, banheiros, logística, guarda-sol, barracas, sem eles não conseguimos fazer um evento tão bom quanto esse. É uma parceria que esperamos que seja duradoura”, destacou.
MAIS EVENTOS — O fim de semana promete ser cheio de emoções no Litoral do Estado. Neste sábado, também ocorreu o Desafio JAN de Obstáculos, em Antonina. No domingo, Morretes recebe o primeiro Campeonato Paranaense de Cross Country. Já durante a próxima semana continuam as disputas do beach tennis, dessa vez com grandes nomes do esporte nacional e internacional, com os atletas disputando nas categorias BT10 e BT400.
Mas o evento principal deste final de semana é o Verão Maior Fight Show, com dez combates de MMA (Artes Marciais Mistas) e três lutas de boxe, além da presença do supercampeão mundial de boxe Acelino Freitas, o Popó. Neste sábado, às 20 horas, acontece a pesagem no palco principal de Matinhos, pouco antes do show do cantor Luan Santana. No domingo (02), as lutas começam a partir das 17 horas.
“Mais um grande final de semana do Verão Maior Paraná, com atividades esportivas, físicas e recreativas a todo vapor, com os eventos do JAN fomentando o turismo. Temos o Campeonato Paranaense de Beach Tennis no Balneário de Riviera, corrida cross-country, corrida de obstáculos e o Fight Show, um grande evento de MMA e uma inovação que estamos trazendo para as nossas areias”, destacou o diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte, Tiago Campos.
VERÃO MAIOR PARANÁ — Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.