Campanha do Paranacidade
sensibiliza funcionários
para os ODS

Ação mostrou o envolvimento com o tema, como cada indivíduo percebe a maneira de atuar em prol da criação de ambientes sustentáveis e o efeito multiplicador de toda a discussão.
05/01/2021 - 09:50

O Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, promoveu campanha para sensibilizar seus funcionários sobre os conteúdos propostos pela Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação foi desenvolvida pelo Godsnau, grupo de servidores responsável por disseminar os conceitos propostos pela Organização das Nações Unidas quanto à transformação das cidades em espaços para todos, via parcerias que viabilizem a erradicação da pobreza, a promoção da prosperidade e de realizações pessoais, ações ambientalmente corretas, com a garantia da paz e da segurança.

Durante 18 dias foram enviadas mensagens com um vídeo (distribuídos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e uma pergunta sobre os itens a serem discutidos. Diariamente, o conjunto de respostas foi submetido a um aplicativo gerador de um gráfico no formato de nuvens de palavras que revelam os conceitos mais valorizados em cada item.

“A campanha foi desenvolvida por todos os integrantes do Godsnau e produziu ótimos resultados. Pudemos perceber desde o envolvimento com o tema, a sensibilização sobre a importância de cada item, sobre como cada indivíduo percebe a maneira de atuar em prol da criação de ambientes sustentáveis e o efeito multiplicador de toda a discussão”, afirmou Geraldo Luiz Farias, um dos integrantes do grupo.

O Godsnau é formado por funcionários de todos os Escritórios Regionais do Paranacidade e tem a missão de apresentar a Agenda 2030 e os ODS a todas as prefeituras paranaenses, seus gestores e corpos técnicos.

“A intenção é transformar a campanha em um modelo que possa ficar disponível e ser aplicado em outros órgãos do Governo, em prefeituras, Organizações Não Governamentais e até mesmo em empresas interessadas na promoção de sociedades justas, inclusivas e solidárias”, enfatizou Geraldo.