Campanha do Governo do Paraná vence prêmio de marketing Colunistas Sul

Idealizada pela Secom a campanha trouxe imagens de pessoas idosas associadas com frases de impacto, mostrando o contraste entre a história de vida delas e crimes que dos quais normalmente são vítimas, como discriminação, violência física, financeira e psicológica e abandono de pessoa idosa.
Publicação
18/03/2025 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A campanha publicitária “Violência Contra a Pessoa Idosa é Crime”, idealizada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) do Paraná, ganhou o Prêmio Colunistas Sul 2024, divulgado nesta semana. A vitória ocorreu na categoria Produtos e Serviços Públicos, dentro do canal Mídia Impressa. O ouro garantiu passaporte para a disputa do Prêmio Colunistas Brasil.

As peças foram criadas pela Agência TIF, que atende o Governo do Estado, e foram veiculadas em jornais de circulação do Paraná ao longo do mês de junho do ano passado. A escolha do mês se deu em alusão ao Junho Violeta, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2011 para alertar sobre o combate e a conscientização sobre a violência e maus-tratos contra a pessoa idosa.

Idealizada pelo secretário da Comunicação do Governo do Paraná, Cleber Mata, a campanha trouxe imagens de pessoas idosas associadas com frases de impacto, mostrando o contraste entre a história de vida delas e crimes que dos quais normalmente são vítimas, como discriminação, violência física, financeira e psicológica e abandono. A ideia era sensibilizar o público sobre a gravidade das condutas e incentivar a população a denunciar situações como essas ao poder público.

A direção de Criação e Arte da campanha foi de Waldemar Segundo, que também foi um dos redatores ao lado de Gilson Genez. A produção gráfica foi feita por Carol Menezes, enquanto Amanda Strano e Veronica Doetzer foram as responsáveis pela mídia e Rafaela Coradin e Anna Afonso pelo atendimento. A aprovação final da campanha foi do diretor de Publicidade da Secom, Willian Silva.

PRÊMIO – O Prêmio Colunistas é um dos mais tradicionais na área de comunicação e marketing do Brasil, reconhecendo campanhas, peças publicitárias e ações institucionais de destaque no mercado regional e nacional feitas por empresas privadas, órgãos da administração pública e profissionais autônomos que atuam no País.

Criada em 1968 pelo grupo Meio & Mensagem e organizada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), trata-se da mais antiga e tradicional premiação de comunicação e marketing do Brasil. O Colunistas Sul é uma das edições regionais do prêmio, que avalia os principiais trabalhos do setor no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tanto os júris regionais quanto o júri do Colunistas Brasil são formados por jornalistas especializados em comunicação de marketing e por profissionais de capacidade reconhecida dos setores cobertos pelas premiações, o que permite uma avaliação multifacetada dos trabalhos concorrentes.

Além da Mídia Impressa, a edição de 2024 também premiou diferentes campanhas nas categorias Mídias Integradas, Branded Content, Design, Digital, Filme, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mídia Exterior, Promo e Live, Rádio, RP e Técnica.

GALERIA DE IMAGENS