Caminhões-pipa fornecidos pelo Estado ajudam a combater incêndio florestal em Cianorte

O fogo foi registrado em uma área de mata próxima ao Parque Municipal Cinturão Verde, que circunda o município, constituindo em quatro focos de incêndio em uma área de aproximadamente 450 mil metros quadrados. A proposta do projeto Patrulha Ambiental é fornecer veículos aos municípios para ajudar no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.
21/08/2024 - 14:40

Treze caminhões-pipa disponibilizados aos municípios paranaenses por meio do projeto Patrulha Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), foram fundamentais na contenção de um incêndio florestal na terça-feira (20) em Cianorte, no Noroeste do Estado. O fogo foi registrado em uma área de mata próxima ao Parque Municipal Cinturão Verde, que circunda o município, constituindo em quatro focos de incêndio em uma área de aproximadamente 450 mil metros quadrados.

Os veículos foram utilizados após o Corpo de Bombeiros acionar o escritório regional de Cianorte do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Sedest, para ajudar no combate ao incêndio. “Nós só pudemos atuar com efetividade nessa ação por causa da parceria com os municípios da região, que forneceram 13 caminhões-pipa para ajudar a controlar as chamas. Além disso, tivemos o apoio de 12 caminhões fornecidos por quatro empresas parceiras do IAT”, explicou o chefe do IAT em Cianorte, Marcelo Aparecido Marques.

Os dez municípios que colaboraram com a ação foram Japurá, Tapejara, São Tomé, Terra Boa, Indianópolis, Tuneiras do Oeste, Jussara, São Manoel do Paraná, Guaporema e Rondon.

A ação também contou também com o suporte da clínica veterinária da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, que ajudou no tratamento de animais silvestres vítimas do fogo. Até o momento, um gambá e um quati foram tratados pela equipe.

O fogo já foi controlado, mas Marques ressalta que, em razão das condições climáticas na região, o risco de novos incidentes ainda persiste, inclusive em áreas mais próximas do município. “É muito importante que a população fique ciente dessa situação e também participe do processo de fiscalização, entrando em contato com o Corpo de Bombeiros ou o IAT caso aviste algum foco de incêndio”, destaca Marques.

PATRULHA AMBIENTAL – A proposta do projeto Patrulha Ambiental, executado pela Sedest por meio do IAT, é fornecer veículos aos municípios para ajudar no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos. Desde 2019, foram entregues 733 veículos, entre caminhões-baú, compactadores, modelos limpa-fossas, caminhões-pipa e poliguindastes, totalizando um investimento de R$ 206,8 milhões.

Os caminhões-pipa também fizeram parte das ações de apoio do Governo do Estado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano (https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-apoio-de-11-caminhoes-pipa-tecnicos-do-IAT-vao-atuar-por-10-dias-no-Rio-Grande-do-Sul).

INCÊNDIOS – Nos últimos dias, o IAT ajudou a combater três outros incêndios florestais no Estado. As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba; e em um conjunto de fazendas que constitui uma Área de Preservação Permanente Ecológica (APP) em Maria Helena, no Noroeste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 702 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado desde a última sexta-feira (16). Por isso, o IAT reforça o aviso de risco elevado de incêndios florestais em razão das questões climáticas. A orientação para quem avistar um foco de incêndio é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.