Cambé recebe
R$ 5,4 milhões para
investir em pavimentação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (15) a liberação do investimento. O contrato de financiamento está dividido em três lotes e envolve 17 ruas de diversos bairros do município.
15/10/2020 - 14:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (15) a liberação de um investimento de R$ 5.413.866,96 para pavimentação nova em Cambé, no Norte do Estado. O contrato de financiamento está dividido em três lotes e envolve 17 ruas de diversos bairros do município de 106 mil habitantes.

O governador destacou que os investimentos são importantes para potencializar os investimentos privados na cidade. “Cambé tem um investimento importante do Grupo Muffato e de uma empresa de laboratório médico. Essas pavimentações vão ajudar o parque industrial da cidade”, afirmou. “Estamos trabalhando para o eixo industrial do Paraná se voltar para o Interior, saindo da Capital, com capacidade para gerar mais empregos e desenvolvimento urbano”.

Esse investimento é a primeira parte de um pacote de crédito de R$ 8 milhões para Cambé. As ruas escolhidas nessa etapa são estratégicas para indústrias e para o transporte público, inclusive na região do futuro viaduto Bratislava.

“Estamos falando em melhorar a movimentação dos trabalhadores e do transporte pesado. É um investimento para garantir a segurança da nossa população”, afirmou o prefeito Zé do Carmo. “Não é simplesmente recapear para embelezamento. São vias estruturais para apoiar os parques industriais”.

Os recursos foram liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito operacionalizada pela Fomento Paraná e pelo Paranacidade, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Apenas essa pasta já implementou 977 obras de pavimentação em todo o Estado desde o começo de 2019, com aporte de mais de R$ 1 bilhão entre fundo perdido e financiamento.

“Estamos investindo em infraestrutura urbana nos municípios. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com as prefeituras para potencializar as nossas cidades. Cambé é um polo industrial importante do Norte. Essas revitalizações vão desenvolver ainda mais a região”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega.

BRATISLAVA – Há vinte dias o governador Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para início da construção do viaduto Bratislava, antiga reivindicação da população da região de Cambé. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 13,5 milhões e a previsão para a finalização da obra é de 12 meses.

O viaduto Bratislava será erguido no km 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava. O trecho integra o Contorno Sul de Cambé e, de um lado, dá acesso à região central e ao terminal rodoviário, e do outro para o Jardim Bratislava, região com mais de 5 mil habitantes.

A construção do viaduto representa ainda maior mobilidade e segurança no trânsito. O local possui tráfego intenso por ser ligação entre Cambé e Londrina. Além disso, trata-se da rota principal para o trecho Londrina – Maringá, atendendo também a população de cidades próximas como Rolândia, Arapongas e Ibiporã.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura os secretários de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e da Saúde, Beto Preto; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o diretor-presidente da Compagás, Rafael Lamastra; os deputados estaduais Cobra Repórter e Tercílio Turini; o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira, representando a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar); e a coordenadora regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya.

Box

Confira as ruas que receberão pavimento novo

Lote 1

L1 - Rua Belo Horizonte, entre Av. Francisco Delgado Sanches e a Rua Pará;

L1 - Rua Espanha, entre a Rua Pará e a Av. Inglaterra;

L1 - Av. Brasil, entre a Rua São Salvador e a Rua "01";

L1 - Rua França, entre a Rua Pará e a Av. Roberto Conceição;

L1 - Rua Dinamarca, entre a Rua França e a Av. Inglaterra;

L1 - Rua Pres. Kennedy, entre a Av. Canadá e a Rua Estados Unidos.

Lote 2

L2 - Rua Xavantes, entre a Rua Curitiba e a Av. Antonio Raminelli;

L2 - Rua Hermes da Fonseca, entre a marginal da PR-445 e a Rua Floriano Bento Viana;

L2 - Rua Barão do Cerro Azul, entre a Rua Hermes da Fonseca e a Rua Pedro Ferracioli;

L2 - Rua Francisco Delgado Sanches, entre a Rua Caçadores e a Rua Fazenda Santa Cândida;

L2 - Rua Beija Flor, entre a rotatória da Av. Francisco Delgado Sanches e a Rua Gralha Azul;

L2 - Rua Rubi, entre a Rua Salmos e a Rua Coral;

L2 - Rua Salmos, entre a rotatória da Av. Cantares e a Rua Rubi;

L2 - Rua Caçadores, entre a Av. Francisco Delgado Sanches e a Rua Profª Mariana Silvério Muniz.

Lote 3

L3 - Rua Paraná, entre a Rua Rio Tocantins e a Rua Rio Piquiri;

L3 - Avenida Roberto Conceição, entre a Rua São José e a Av. Inglaterra (lado direito, sentido Centro);

L3 - Avenida Roberto Conceição, entre A Rua Carlos Sawade e A Rua dos Emigrantes (lado direito, sentido BR).