O futevôlei vai dominar as areias da Arena Verão Maior Paraná de Caiobá, em Matinhos, ao longo de todo este fim de semana. A programação promovida com o apoio do Governo do Estado começou com a oferta de aulas gratuitas para crianças de 7 a 17 anos na tarde desta sexta-feira (24), ministradas pelos organizadores, que são especialistas da modalidade.
Neste sábado, mais de 300 jogadores de diferentes níveis participam do primeiro dia do Circuito Paraná Futevôlei. A competição acontecerá em quatro quadras destinadas exclusivamente ao evento, que será dividido nas categorias iniciante masculina, intermediária masculina, feminina open e mista open.
O torneio de Matinhos marca o início do circuito, cujas próximas etapas devem acontecer em Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá e Curitiba, com o apoio da Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv), conforme explicou o coordenador do evento, Peter Pereira.
“Essa é a primeira vez que vamos poder rodar o Paraná promovendo diversas competições com os atletas de elite de todo o Estado, definindo de fato o campeão paranaense”, comentou.
Entre as categorias profissionais, os jogos terão um valor ainda maior. Isso porque, ao final de todas as etapas do circuito estadual, as duas duplas melhores ranqueadas na classificação geral representarão o Paraná no campeonato brasileiro, que deverá ser promovido pela CBFv em Goiânia, no mês de maio.
JOGO DAS ESTRELAS – O ponto alto da programação será no domingo, com o Verão Maior Futevôlei Show. A partir das 10h, será possível acompanhar o confronto entre Gustavo Lazaretti e Eduardinho contra Rodrigo Mancha e Happ. Gustavo, ex-Athletico, e Rodrigo Mancha, ex-Coritiba, trazem vasta experiência no futebol de campo, enquanto Happ e Eduardinho são donos de currículos repletos de conquistas internacionais no futevôlei.
“Estamos trazendo dois jogadores do Rio de Janeiro, que já foram inclusive campeões mundiais, sendo que o Eduardinho também tem nove títulos brasileiros. E eles vão formar duplas com o Gustavo Lazarete, que jogou no Attlético, e o outro é um ex-jogador do Coritiba, que é o Rodrigo Mancha, reeditando uma espécie de Atletiba, só que no Futevôlei”, detalhou Peter Pereira.
O vencedor do evento de exibição será definido no somatório de três sets, que terão transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo, no canal 9.1. Na sequência, será retomado o Circuito Paraná Futevôlei, que em seu segundo dia da competição contará com os jogadores das categorias super master (acima de 50 anos), masculino open, feminina iniciante e mista iniciante.
APRENDIZADO – Um dos que ajudaram na organização das aulas para as crianças foi João Pereira, de apenas 12 anos, que já pratica futevôlei há três anos por influência do Peter, que é seu pai. Mesmo muito novo, ele já sonha em se profissionalizar, mas valoriza principalmente o caráter social do esporte.
“Eu comecei no Paraná Clube, em Curitiba, junto com os primeiros alunos do meu pai. É um esporte muito bom e que, depois que você aprende, fica fácil de jogar. Eu quero me profissionalizar e competir profissionalmente, mas acima de tudo eu acho bom para brincar e fazer amigos”, contou João.
Uma das alunas desta sexta-feira (24) foi Yasmin Minozzo, de 14 anos, de Telêmaco Borba, que está passando as férias com a família em Matinhos. Praticamente de vôlei, ela decidiu aproveitar a oportunidade para aprender uma nova modalidade. “Eu sempre quis aprender e nunca tive a chance, e os professores são muito legais e nos ensinaram várias coisas novas. Achei muito legal”, disse.
HISTÓRICO – O futevôlei combina a técnica do futebol com as regras do vôlei de praia. Ele surgiu nas areias cariocas na década de 1960 como uma alternativa à proibição do futebol nas praias. A princípio, os atletas usavam apenas dois toques, seguindo as normas do vôlei tradicional, mas logo o esporte ganhou regras próprias e conquistou adeptos no Brasil e no mundo.
As partidas são disputadas em uma quadra de areia dividida por uma rede semelhante ao vôlei de praia. As equipes, formadas por duplas, precisam usar os pés, a cabeça, o peito, os ombros ou as coxas para enviar a bola ao outro lado, sem deixar que ela toque o chão.
Berço da modalidade, o Brasil conta com atletas renomados que marcaram história, lidera o cenário competitivo internacional e exporta talentos para torneios na Europa, Ásia e América do Norte, regiões onde o futevôlei vem ganhando popularidade ano a ano.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.