A Controladoria-Geral do Estado (CGE) do Paraná anunciou nesta quarta-feira (01) a nova ferramenta que vai ajudar a administração pública e dar mais transparência às solicitações da Ouvidoria. O modelo foi apresentado para a equipe da Controladoria-Geral de Santa Catarina, que conheceu um pouco do trabalho e dos sistemas usados nas atividades de ouvidoria e controle no Paraná.
“O Paraná utiliza o Sistema Sigo para registro e acompanhamento de informações que chegam às ouvidorias do Estado. Esse sistema tem ajudado a, por exemplo, reduzir o tempo médio de resposta ao solicitante, que há três anos era de 45 dias para menos de sete dias. Agora, a nova ferramenta CGEOuv+ vai ajudar no monitoramento desses dados”, explicou o diretor-geral da CGE, Luiz Fernando de Castro.
A equipe catarinense visita parceiros de atividade que são referência no Brasil para conhecer os sistemas informatizados de ouvidoria e de acesso à informação usados em outros estados. No Paraná, só neste ano, já foram atendidas 151.129 manifestações de cidadãos, contra 130.966 em todo o ano passado.
Carolina Kichller da Silva, gerente de Promoção do Controle Social, da CGE-SC, disse que o Paraná tem muitos avanços nas áreas de ouvidoria e transparência. “Vamos levar, como resultado dessa reunião, o profissionalismo e o avanço no atendimento ao cidadão e, principalmente, aos órgãos, com a emissão de relatórios que permitem ao gestor melhorar o serviço prestado e também melhorar o próprio atendimento da ouvidoria”, afirmou Carolina.
O avanço nessas áreas pode ser resumido pelo CGEOuv+, uma plataforma de dados sobre recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios na Ouvidoria do Paraná, baseado no sistema Sigo. Por essa ferramenta, o gestor tem condições de acompanhar como o serviço prestado ao cidadão está sendo avaliado e se há necessidade de intervenção.
INTELIGÊNCIA – “É um dispositivo de inteligência que visa a auxiliar os gestores dos órgãos e entidades do Estado. O gestor terá um mapa de como a sociedade avalia o serviço oferecido e poderá, com esses parâmetros, determinar ações para corrigir eventuais falhas ou melhorar ainda mais sua eficiência”, explicou Gil Souza, diretor de Auditoria, Controle e Gestão.
Parte das informações está disponível à população, aumentando a transparência com relação às manifestações do cidadão ao Governo do Estado, por meio das 73 ouvidorias setoriais distribuídas em órgãos e entidades, e pela Ouvidoria-Geral. A lei nº 13.460/2017, fala sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
“A Ouvidoria passou a ser entendida como área estratégica, nesta gestão da Controladoria-Geral do Estado. Estamos aprimorando as ferramentas de que dispomos para uma gestão inteligente, pois elas identificam, por meio das manifestações da população, gargalos em procedimentos e eventuais irregularidades”, explicou o ouvidor-geral do Paraná, Yohhan de Souza.
A lei nº 13.460/2017, sobre direitos do usuário dos serviços públicos, determina elaboração de relatórios anuais com as estatísticas de atendimento. “Porém, com a nova plataforma, o gestor poderá consultar os dados diariamente, se assim achar necessário”, completou a assessora Fernanda Micheletti, que apresentou a nova ferramenta aos visitantes catarinenses.
Também integraram a equipe catarinense Américo José Michelli, gerente de Gestão de Ouvidoria; Yalle Hugo de Souza, gerente de Acesso à Informação; e o assessor técnico Alexandre Heminda. Participou ainda o coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber.
Serviço:
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Telefone: 0800 041 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado
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