Sugestões, reclamações e elogios foram colhidos de usuários dos serviços estaduais prestados presencialmente, por meio do programa CGE Itinerante. Nesta semana, as equipes visitaram as sedes do Detran, Instituto de Identificação e Farmácia do Paraná, em Curitiba, e encerraram as atividades do Dezembro Transparente.
As pessoas são entrevistadas para avaliar a prestação do serviço e informadas sobre os canais de ouvidoria do Governo do Estado e sobre dados que constam no Portal da Transparência.
O trabalho de ouvidoria ativa é desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio do CGE Itinerante, para estimular a participação do cidadão na gestão estadual. As informações colhidas nessas visitas são encaminhadas aos órgãos responsáveis para que possam promover melhorias no atendimento.
Acesso a dados oficiais e à administração estadual são ferramentas importantes para o exercício do controle social, aquele exercido pela sociedade sobre o poder público, conforme avaliação do controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “O governo estadual investe na gestão participativa e buscamos em quem usa os serviços públicos informações que possam melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão”, afirmou.
NO LOCAL – Desde segunda-feira (12) até esta sexta (16), servidores das coordenadorias de Ouvidoria (Ouvidoria-Geral) e de Transparência e Controle Social entrevistaram cerca de 400 pessoas e registraram impressões sobre o atendimento. Neste ano, foram 1,8 mil cidadãos entrevistados e, desde 2019, foram cerca de 6 mil. O trabalho ocorreu em mais de 200 municípios.
Essa pessoas conhecem os canais de ouvidoria disponíveis para entrar em contato com o Governo do Estado. “Muita gente ainda não sabe que pode opinar, reclamar e sugerir ações para a administração pública e que a Ouvidoria é o canal adequado para isso. Todas as manifestações recebidas são respondidas em até 10 dias”, informou o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.
OUVIDORIA – Desde 2011, quando o serviço passou a ser registrado no sistema próprio, mais de 1 milhão de cidadãos entraram em contato com a Ouvidoria. Só de 2019 para cá, foram 531 mil, mais que o registrado com a soma dos anos anteriores.
De acordo com Souza, a procura pela ouvidoria se deve à confiança da população no governo e no serviço. Por exemplo, a melhoria na estrutura do setor reduziu em mais de 80% o tempo de resposta. “Melhoramos as formas de acesso à ouvidoria, como o atendimento pelo aplicativo Whatsapp, e aumentamos o número de servidores. Também a procura por esse serviço ocorre quando as pessoas têm certeza que suas manifestações chegarão às autoridades competentes”, informou o coordenador.
PANDEMIA – O número de entrevistados no programa CGE Itinerante só não foi maior por causa da interrupção provocada pela pandemia de Covid-19. Nesse período, quando possível, foi verificado o recebimento da vacina pelos municípios e a distribuição da merenda escolar.
O programa também é acionado em situações identificadas como prioritárias, pelo número de manifestações na Ouvidoria, como ocorreu com o ferry-boat de Guaratuba, no início do ano.
Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social, destacou que nas entrevistas o cidadão é informado sobre o como consultar dados disponíveis no Portal da Transparência. Segundo ele, somente com informações confiáveis as pessoas podem ter base para pensar soluções e identificar problemas. “O Portal da Transparência é monitorado diariamente para que possamos garantir a confiabilidade. Com essa segurança, divulgamos aos entrevistados como fazer para conhecer o Governo e exercer o papel de cidadão, colaborando com a gestão”, disse.
A ação também contou com servidores da Coordenadoria de Integridade e Compliance. Todas as observações e reclamações registradas são encaminhadas ao gestor do serviço avaliado, responsável por operar melhorias. “O principal é o cidadão saber que pode reclamar, sugerir e elogiar, que o Governo do Estado está pronto para ouvi-lo”, disse Cristiano Pereira, que coordena a ação.