A Secretaria de Estado da Fazenda lança o segundo Boletim Econômico em sua edição de novembro. Os números mostram que a atividade econômica no Estado do Paraná cresceu 2,4% nos últimos 12 meses até setembro de 2019.
O grande destaque a compor esse índice é da indústria de transformação, que cresceu 5,2% em 12 meses. Neste ano, a produção industrial teve a maior alta do Brasil, com crescimento de 6,7%.
O crescimento se mostra sustentável no segundo semestre do ano, em especial quando comparado com o consolidado do Índice para a Região Sul, cujo comportamento tem mostrado queda da atividade no mesmo período.
Na avaliação da economia nacional, o Boletim Econômico mostra que a expectativa do mercado para a Selic é de corte de 0,5 ponto de porcentagem (p.p.) na próxima reunião do Copom, em dezembro, e haveria mais um de 0,25 p.p. na primeira reunião de 2020. Nessa linha, a previsão é que o nível de 4,25% permaneceria por todo o ano que vem.
O Boletim Econômico pode ser conferido no AQUI ou pelo Menu esquerdo da página da Secretaria da Fazenda, no item Economia do Paraná.