Bicentenário da imigração alemã ao Brasil: MUPA apresenta concerto luterano gratuito

O concerto “Musica Christi: 200 anos de presença luterana no Brasil” tem um repertório dedicado ao legado musical do luteranismo na formação de viola e violoncelo. O evento na próxima quinta-feira (29) é gratuito e aberto ao público.
23/08/2024 - 11:30

O ano de 2024 marca o bicentenário da vinda ao Brasil dos primeiros imigrantes alemães e, com eles, também os primeiros protestantes luteranos. Em celebração à data, o Museu Paranaense receberá na quinta-feira (29), às 19h, o Duo Hübner, formado por Roberto Hübner na viola e Alzira Schmitt-Hübner no violoncelo. O concerto “Musica Christi: 200 anos de presença luterana no Brasil” tem um repertório dedicado ao legado musical do luteranismo na formação de viola e violoncelo. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esse programa traz ao público versões de obras célebres de J. S. Bach (1685-1750) e a estreia de duas peças do compositor curitibano Andras Ellendersen: "Meditationes sacræ" (Meditações sagradas) e "Geystlich Gesangk" (Canto sacro). Compostas em 2024, são dedicadas ao Duo Hübner.

"Meditationes sacræ" é uma coleção de miniaturas inspiradas no livro devocional e poético de mesmo nome escrito por Johann Gerhard (1582–1637), teólogo alemão do período da chamada “Ortodoxia Luterana”. Já Geystlich Gesangk é uma obra em movimento único que, valendo-se de melodias diversas dos primeiros hinários protestantes, expressa sua forma musical como uma alegoria da liturgia do culto.

Entre essas melodias estão "Ein neues Lied wir heben an" ("Uma nova canção elevamos"), considerado o primeiro hino escrito por Martim Lutero, "Aus tiefer Not schrei ich zu dir" ("De minha profunda angústia clamo a ti"), inspirada no Salmo 130, e, finalmente, "Christi, du Lamm Gottes" ("Tu, Cristo, Cordeiro de Deus").

PARTICIPANTES – Andras Ellendersen (1996) é um compositor brasileiro-faroês, natural de Curitiba. Como pianista, teve formação particular com Davi Sartori e Olga Kiun. Estudou harmonia com Osvaldo Colarusso, composição com Samuel Andreyev e atualmente cursa mentorias com os compositores Harry Crowl, Lil Lacy e Svend Hvidtfelt Nielsen. Desde 2017, atua como organista na Igreja de Cristo, em Curitiba.

Teve obras tocadas no Brasil, nas Ilhas Faroe e na Dinamarca, com estreias previstas na Polônia e na Alemanha. Em 2023, foi premiado no concurso de composição KORAL23 em Odense, Dinamarca, por sua peça "Den blinde, røde orm" ("O verme cego e rubro"). Sob o nome artístico Andras Atlason, tem um catálogo paralelo no campo da música popular. Seu primeiro disco solo, “Atlantis” (Tutl Records), foi lançado em 2022 com shows de lançamento no Brasil e na Europa. Além de compositor, atua como cantor, arranjador, produtor musical e educador.

Roberto Hübner é natural de Blumenau (SC), onde iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Graduou-se em Educação Artística pela FURB (Blumenau-SC) em 1984, e em Violino pela EMBAP/UNESPAR (Curitiba) em 1989. Durante esse período foi aluno dos professores Moysés de Castro e Paulo Bosísio. Em 1984 concluiu o curso de Especialização em Música (cordas) na EMBAP/UNESPAR. Participou como violinista e/ou violista de diversos cursos, encontros, oficinas e festivais em todo País.

Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau (regência de Norton Morozowicz) tendo nela atuado de 1981 a 1992. Nesse período gravou com o referido grupo uma dezena de discos e participou de diversas turnês por todo Brasil, além de Alemanha, Áustria e República Tcheca, acompanhando solistas de renome como Antonio Menezes, Ingrid Haebler, Maurice André, Boris Belkin, Nelson Freire, Artur Moreira Lima e Jean-Pierre Rampal. De 1991 a 2021 foi professor de violino e viola da EMBAP/UNESPAR (Curitiba). Fundou a Orquestra de Cordas da EMBAP/UNESPAR, regendo-a por cerca de 15 anos. Desde 1984 integra a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. Atualmente atua em ambos os conjuntos como violista.

Alzira Schmitt-Hübner iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes de Blumenau (SC). Deu sequência aos seus estudos na EMBAP/UNESPAR, onde formou-se no Curso Avançado em Violoncelo. Na mesma instituição graduou-se em Licenciatura em Música e em Violoncelo (bacharelado), sempre sob a orientação da professora Maria Alice Brandão. Também pela EMBAP/UNESPAR é pós graduada em Educação Musical. Participou de diversos cursos, festivais e oficinas de música em Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, Brasília e Juiz de Fora.

Lecionou na Escola de Música Villa Lobos de Joinville, na Casa da Cultura em Itajaí e na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes de Blumenau. Atualmente leciona violoncelo na Escola de Música Spalla em Curitiba. Em Curitiba exerce intensa atividade camerística, nas mais variadas formações musicais. Também se dedica ao estudo da música historicamente informada, como violoncelista barroca, fazendo parte do grupo Música Barroca de Curitiba sob direção do violinista Matheus Prust.

Serviço:

“Musica Christi: 200 anos de presença luterana no Brasil”, com o Duo Hübner e participação de Andras Ellendersen

Data: quinta-feira, 29 de agosto, às 19h

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba)

Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia.