Dia 25 de março, às 17 horas, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), acontece o evento de inauguração da Estante Árabe - Coleção Jamil Snege. A iniciativa é da Associação Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), em parceria com a BPP, com a doação de mais de 400 exemplares de autoria árabe para o acervo da instituição. A intenção é promover e incentivar o conhecimento desse recorte da literatura no Paraná.
"A criação dessa coleção é um marco para a valorização da cultura árabe no Paraná. A literatura tem o poder de construir pontes entre diferentes culturas e ampliar a nossa compreensão sobre o mundo. A Biblioteca Pública do Paraná, ao receber esse acervo, reforça seu compromisso com a diversidade e o acesso ao conhecimento", destaca a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
A coleção homenageia Jamil Snege (1939-2003), escritor paranaense e ilustre representante da comunidade árabe no Paraná, conhecido por seu empenho na promoção da cultura árabe e por suas contribuições ao desenvolvimento social do Estado. Sua dedicação serviu de inspiração para a criação deste conjunto, que visa aproximar o público paranaense dessa literatura.
O diretor da Biblioteca, Luiz Felipe Leprevost, celebra a inclusão dessas obras no acervo. “A Biblioteca Pública do Paraná cria essa estante em homenagem à literatura árabe produzida no mundo, no Brasil, no Paraná, e em Curitiba. Tenho certeza que os leitores se surpreenderão com esses grandes nomes que fazem parte da nossa literatura. O robusto acervo da Biblioteca, com quase 770 mil títulos, se fortalece com esta coleção ”, comenta.
No dia da inauguração, haverá uma palestra com o escritor e professor Marcelo Maluf, autor de obras premiadas como "A Imensidão Íntima dos Carneiros", vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Suas histórias exploram temas como memória, identidade e ancestralidade, muitas vezes inspiradas em suas raízes libanesas, ressaltando a importância da literatura como ferramenta de expressão e conexão com a própria história.
OBRAS DOADAS – A coleção conta com mais de 400 exemplares de autoria árabe, como os paranaenses Manoel Karam e Jamil Snege, e títulos como "Como Tornar-se Invisível em Curitiba", coletânea de crônicas publicadas entre 1997 e 2000, "A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti" e "O Alto da Bronze", que exploram narrativas urbanas com um olhar afiado sobre a sociedade.
O nome de Snege nessa seleção reforça a importância de valorizar autores locais e proporcionar ao público acesso a obras que retratam, com originalidade e profundidade, a identidade cultural brasileira.
Autores de diversos países retratam as narrativas de seus locais de origem, como "A Revolução Argelina", de Mustafa Yazbek, que oferece uma visão detalhada sobre a luta pela independência da Argélia, e "Rhadopis, a Cortesã", do premiado escritor egípcio Nagib Mahfuz, romance que transporta o leitor para o Egito Antigo.
Também integra a coleção "Menina a Caminho", de Raduan Nassar, que apresenta uma narrativa sensível e intensa sobre a infância e suas descobertas. Além disso, está na lista "No País dos Homens", de Hisham Matar, um relato emocionante sobre a Líbia sob o regime de Kadafi, e outras obras que abordam temas históricos, culturais e literários do mundo árabe.
SABEN – Fundada em 21 de outubro de 1993, a Saben nasceu do sonho de três jovens médicos descendentes de imigrantes árabes: Regina Maida Mansur, Rached Hajar Traya e Luiz Widolin. A entidade tem como missão retribuir a acolhida que seus antepassados receberam no Paraná desde o final do século XIX, promovendo ações nas áreas de saúde, filantropia, educação e cultura.
“Esse é um dos maiores eventos da Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná neste ano, pensado com muito carinho para trazer a memória e a cultura árabe para toda a população paranaense. A doação dessa Coleção é um marco na valorização da literatura árabe no Estado, permitindo que mais pessoas tenham acesso a essas obras e conheçam a riqueza da nossa história e tradições”, afirma a presidente do Conselho de Senhoras da Saben, Vera Maria Mussi Augusto, ex-secretária da Cultura do Paraná.
Com essa doação, a Saben espera incentivar a leitura e aproximar os leitores da cultura árabe, contribuindo para um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos. "A doação da Saben à Biblioteca Pública do Paraná reflete um princípio que sempre defendemos: a retribuição ao acolhimento dado aos imigrantes de origem árabe que aqui chegaram e fizeram deste país seu lar. Eles trabalharam, prosperaram e, hoje, seus filhos, netos e bisnetos são brasileiros, mas preservam com orgulho a memória de seus antepassados", conclui Vera.
Serviço:
Inauguração da Estante Árabe - Coleção Jamil Snege e palestra com o escritor Marcelo Maluf
Data: 25 de março, terça-feira
Horário: 17h
Local: Auditório Paul Garfunkel - BPP
Capacidade: 132 lugares
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido Lopes, 133 - Centro
(41) 3221-4900