Biblioteca Pública promove bate-papo com Márcio Vito sobre o Barão do Itararé

O encontro — sobre jornalismo, humor, teatro, literatura, política e História do Brasil — acontece no sábado (9), no auditório da BBP, a partir das 11h30, com entrada gratuita.
Publicação
06/04/2022 - 17:30
Editoria

A Biblioteca Pública do Paraná recebe no sábado (9) o ator carioca Márcio Vito, que compartilha com o público suas experiências no processo de criação e circulação do espetáculo A Sobrancelha é o Bigode do Olho: Uma Conferência do Barão de Itararé, que ele apresenta pelo País há 15 anos. O encontro — sobre jornalismo, humor, teatro, literatura, política e História do Brasil — acontece no auditório, a partir das 11h30, com entrada gratuita.

Figura fundamental da imprensa nacional, o Barão de Itararé (pseudônimo do jornalista Apparício Torelly, 1895-1971) ganhou fama escrevendo textos irônicos para os grandes veículos de sua época, fundando os próprios jornais e convivendo com alguns dos maiores intelectuais do Brasil. Um de seus amigos mais notórios, Jorge Amado, o definiu como “um personagem vivo e atuante, uma espécie de Dom Quixote nacional, malandro, generoso e gozador, a lutar contra as mazelas e o malfeitos”.

Com texto de Ivan Jaf e direção de Nelson Xavier (1941-2017), A Sobrancelha é o Bigode do Olho recria as conferências que o jornalista costumava ministrar pelo Brasil afora, com o objetivo de financiar seus projetos. Intérprete do Barão e conhecedor de sua trajetória, Márcio Vito vem à BPP para falar sobre a pesquisa que realizou para construir o personagem e apresentar uma amostra de sua performance no palco.

“Poder falar de teatro e, especialmente, da vida e da obra do Barão numa biblioteca pública em Curitiba é, além de uma honra, um ato de um simbolismo muito especial para mim. Primeiro, porque foi a partir das apresentações que fiz aqui, em 2007, 2008 e 2009, que a peça ganhou força e notoriedade para circular pelo país inteiro”, destacou o ator.

“Também porque foi no ambiente de uma biblioteca, a Nacional, no Rio de Janeiro, que pesquisei os jornais e livros necessários para a composição do personagem — um humorista que optou por exercer sua crítica e esperança através da escrita”, completa Márcio Vito, integrante do elenco do espetáculo Tudo, exibido recentemente no Festival de Curitiba.

Serviço:

Bate-papo com o ator Márcio Vito

Data: 9 de abril, sábado

Horário: 11h30

Local: o auditório da BPP - Rua Cândido Lopes, 133 - Centro - Curitiba

Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS