Biblioteca Pública do Paraná lança dois novos projetos: Cine BPP e Cante com Livros

A sessão de estreia do Cine BPP acontece no dia 13 de setembro, sexta, a partir das 18h, com o documentário “Noite e Dia - Lima Barreto, Obra & Vida”, de Rodrigo Grota, com exibição inédita em Curitiba. Antes da sessão, no Auditório Paul Garfunkel, o diretor fará uma apresentação sobre a obra. Já o Cante com Livros foi idealizado para pensar a música como parte do universo da literatura
09/09/2024 - 11:00

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio da Divisão de Difusão Cultural, anuncia a estreia de dois novos projetos: Cine BPP e Cante com Livros. Ambas as iniciativas têm como objetivo ampliar o escopo cultural da instituição, integrando a música e o audiovisual ao universo literário.

A proposta é fomentar discussões e reflexões multidisciplinares sobre temas e autores, além de promover novas formas de expressão artística. Os eventos serão realizados bimestralmente, de forma alternada, com entrada gratuita e abertos a todos os públicos.

“A biblioteca tem se consolidado como um centro cultural que reúne diversas manifestações artísticas por meio de projetos realizados periodicamente. Agora, esses dois eventos passam a integrar nossa agenda cultural. A música e o cinema são expressões inesgotáveis que merecem estar em ambientes plurais e inclusivos, como a BPP”, comenta Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

No campo do audiovisual, o Cine BPP vai oferecer exibições de curtas, médias e longas-metragens, com a mesma premissa do outro projeto: observar, refletir e discutir a inserção das narrativas literárias em outros meios culturais, aproximando o público do cinema à literatura e aos escritores(as), e vice-versa.

Já o Cante com Livros foi idealizado para pensar a música como parte do universo da literatura. Seja por meio de compositores que adaptam textos para incorporar ritmo, seja pelos grandes letristas que parecem fundir as duas artes, as apresentações pretendem destacar artistas independentes no auditório da Biblioteca.

A primeira edição, como projeto-piloto, aconteceu em 21 de agosto, com o show de Paulinho Werneck e Edvam Leal. A próxima apresentação está prevista para outubro, ainda sem data definida.

Serviço:

Cine BPP

Documentário: “Noite e Dia - Lima Barreto, Obra & Vida”, de Rodrigo Grota

Data de estreia: 13 de setembro (sexta-feira), das 18h às 21h

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca

Capacidade máxima: 132 pessoas

Cante com Livros

Datas: Bimestralmente (próxima apresentação prevista para outubro, com data ainda não confirmada)

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca

Capacidade máxima: 132 pessoas

Biblioteca Pública do Paraná

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábados, das 8h30 às 13h.

Rua Cândido Lopes, 133 - Centro - Curitiba.