Com o objetivo de melhorar os processos de empréstimo, devolução, sistemas de segurança e controle do acervo, teve início neste segundo semestre de 2024 a primeira fase do processo de modernização da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Essa atualização busca acelerar e otimizar tanto os processos internos feitos pelos funcionários quanto os de atendimento ao público, facilitando o acesso dos frequentadores da BPP aos materiais catalogados na unidade.
“A modernização da Biblioteca Pública do Paraná é um passo fundamental para que o acesso ao conhecimento e à cultura seja ainda mais ágil, inclusivo e conectado com as demandas do nosso tempo”, destaca Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná. “Queremos que a BPP se consolide como uma referência de inovação e excelência no atendimento ao público, valorizando a experiência dos usuários e potencializando o impacto social da biblioteca para todos os paranaenses”.
Todo o processo de modernização está sendo feito pela empresa Bibliotheca, que opera com essa proposta de atualização tecnológica e incremento nos processos de várias bibliotecas ao redor do mundo. Na primeira fase de gravação dos materiais, 118.030 exemplares foram identificados com as etiquetas RFID (“Radio Frequency Identification” ou “identificação por radiofrequência”), que ficam registradas com as mesmas informações que já constam no software Pergamum.
O trabalho foi realizado entre os dias 7 e 25 de outubro nas seções de Literatura (51.243 exemplares), Filosofia e Religião (25.704 exemplares), Ciências Sociais e Jurídicas (31.058 exemplares) e Belas Artes (10.025 exemplares).
O diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, fala sobre a importância deste projeto. “Estamos felizes com essa série de implementações da primeira etapa para que os livros tenham uma nova forma de catalogação e, assim, os usuários usufruam desse bem público por mais tempo, com mais agilidade e qualidade”, afirma.
“É tudo de acordo com a estrutura da biblioteca e a necessidade”, explicou Elizabeth Braga Moreira, representante comercial da Bibliotheca no Brasil, ao falar sobre como funcionou o processo de etiquetação. “Alguns acervos têm mais prioridade, como o Setor de Literatura, por ser o acervo com mais uso, por isso começamos por ele”.
Também está prevista a instalação de antenas de segurança, estações de trabalho e de autoatendimento, que deverá ser concluída até dezembro de 2024. “Esse primeiro passo foi a etiquetagem, depois serão instalados os equipamentos e os livros já estarão prontos”, conta Elizabeth.
O projeto foi proposto e aprovado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e está aberto para captação por meio de renúncia fiscal, oportunizando que empresas associem suas imagens a este relevante equipamento cultural, com essa primeira fase sendo resultado dos recursos captados em 2023.
Hoje o projeto conta com o Grupo JMalucelli, Grupo Boticário, Grupo Fertipar, Condor, Copel, Sanepar, WAP, Grupo Solvay/Peróxidos, Dexian e Cimento Itambé. O projeto ainda busca recursos para a realização das próximas etapas em 2025, para dar continuidade à modernização, mas para isso são necessários mais apoiadores.
BPP – A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) é uma das maiores instituições culturais do Brasil, com 167 anos de história completados em 2024. O acervo reúne cerca de 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídias. É uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 16 mil usuários por mês e realizando aproximadamente 500 empréstimos de livros por dia — são mais de 230 mil leitores cadastrados.
Biblioteca Pública do Paraná
Cândido Lopes, 133 - Centro - Curitiba
41 3221-4900
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h.