Banca analisa iniciativas sustentáveis apresentadas ao programa InvestPASS

Objetivo é impulsionar soluções que visam acelerar o desenvolvimento sustentável do Estado. Iniciativas são avaliadas de acordo com critérios específicos e resultado será divulgado na próxima semana.
17/09/2021 - 17:30

Uma banca formada por três representantes do Governo do Paraná analisou, nesta quinta-feira (16), 11 iniciativas sustentáveis apresentadas ao Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis da Invest Paraná (InvestPASS).

Com ele, o Governo do Estado ganha na promoção de políticas públicas de sustentabilidade. Já os interessados em desenvolver seus projetos têm a oportunidade de implementar sua ideia e a visibilidade junto ao governo paranaense, investidores, empresas nacionais e internacionais, além de organismos internacionais.

A banca de seleção é formada por representantes da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes). O resultado será divulgado no dia 24 deste mês neste SITE.

Para um projeto ser aprovado, é preciso que atenda critérios de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU); apresente novas políticas sustentáveis de desenvolvimento local com potencial de replicação; seja original e criativo; e apresente impacto junto à sociedade quanto à preservação ambiental, o uso racional de recursos naturais, mitigação das mudanças climáticas, redução da pobreza, inclusão econômica e promoção da integração social.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, lembra que a agência é uma espécie de ponte entre os setores público e privado, ou seja, entre os paranaenses que querem empreender suas ideias e investidores e empresários.

"É uma oportunidade para toda a sociedade civil, especialmente para os pesquisadores dentro das universidades", disse. "As propostas aprovadas ajudarão a formatar uma linha dentro dos ideais sustentáveis para apresentarmos à iniciativa privada e ao Governo do Estado".

Através do InvestPASS, é possível solicitar apoio no desenvolvimento de um produto ou a busca de financiamento de investidores. Assim, após analisadas, as iniciativas serão encaminhadas a empresários ou a possíveis investidores.

PROCESSO SELETIVO – Podem participar do processo seletivo as universidades e vinculadas como fundações e associações; pesquisadores ou grupos de pesquisa vinculados a instituições de ensino ou entidades de fomento à pesquisa; organizações da sociedade civil, não governamentais e internacionais; agências de cooperação internacional; microempreendedores individuais; e pequenas e médias empresas.

A comissão julgadora das 11 propostas contou com a análise da diretora de Desenvolvimento e Inovação da Sedest, Camila Aragão; do gerente da Agência de Inovação do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira; e do articulador de Parcerias para a Agenda 2030 do Cedes, Felipe Braga Farhat.

“O Paraná é um dos Estados que mais promovem ações de sustentabilidade no País e queremos formalizar políticas públicas sustentáveis”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Essa é a determinação do governador Ratinho Junior, promover o desenvolvimento com sustentabilidade”.

DESENVOLVIMENTO – De acordo com o diretor-técnico da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o programa busca projetos de desenvolvimento regional, impulsionamento econômico ou tecnologia que apresentem ganhos para a população e para a estrutura do governo. “Essa linha é bem voltada a universidades e pesquisadores que, muitas vezes, desenvolvem projetos mas não conseguem aplicá-los por falta de oportunidade”, disse.

De acordo com o consultor técnico em Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato, a busca por soluções sustentáveis se tornou ainda mais relevante em decorrência da pandemia.

“A pandemia trouxe uma nova perspectiva para a questão econômica e de políticas de governo. Ter soluções inovadoras que preservem o meio ambiente e que reforcem a inclusão social e econômica é a nova onda mundial”, afirmou. “Entre as novas tendências mundiais após a pandemia, a sustentabilidade estará no topo”.

Pelo InvestPASS, já foram aprovadas oito iniciativas que estão fase de parceria com a Invest Paraná e sendo integrandas ao Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

CADASTRO – O Edital do InvestPASS é permanente e as inscrições podem ser realizadas neste LINK.