O Balé Teatro Guaíra finaliza nesta sexta-feira (27) a turnê 2024 do espetáculo "Contraponto" por municípios do Paraná. As apresentações foram realizadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Apucarana e Maringá, somando um público total de cerca de 4 mil pessoas, sendo 2.660 alunos da rede pública de ensino.
“Um trabalho impactante, de uma energia que coloca a gente pulsando junto no palco com os bailarinos”, destacou Daisa Poltronieri, espectadora em Maringá.
Outro espectador, José Villaça, ressaltou a euforia que "Contraponto" traz à plateia. “Foi lindo! Adorei esse final de Castelo que traz euforia à plateia, coloca a gente na cena. E terminar Anima com Raul Seixas também, para mim, impactante. Então, parabéns!”.
O diretor do Balé Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, comemora a temporada e parabeniza toda a equipe artística e técnica. “Nós viemos de uma temporada agitada de 'Contraponto', com apresentações na Europa, Rio de Janeiro e em Curitiba, todas com muito sucesso. As apresentações nessas quatro cidades do Paraná vieram para fechar com chave de ouro a temporada 2024 desse trabalho, atingiram um grande público geral e estudantes de escolas públicas, muito importante para o processo de formação de plateia para as artes”, complementou.
A circulação pelo Paraná foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio das prefeituras, patrocínio da Sanepar, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal.
CASCAVEL – O Balé Teatro Guaíra começou a turnê pelo Paraná em Cascavel, nos dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Municipal Sefrin Filho, com público total de 1.130 pessoas, sendo 400 alunos de escolas públicas da região.
ASSIS CHATEUBRIAND – Na cidade de Assis Chateaubriand, nos dias 1 e 2 de setembro, no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, as apresentações levaram 1.050 pessoas à plateia, sendo 720 estudantes da rede pública.
APUCARANA – 930 pessoas assistiram "Contraponto" no Cine Teatro Fênix, nos dias 23 e 24 de agosto. Desse público total, 730 eram alunos de escolas públicas.
MARINGÁ – Fechando a turnê pelas cidades do Paraná, o Balé Teatro Guaíra levou 1280 pessoas ao Teatro Calil Haddad, 810 alunos de escolas públicas.
BALÉ TEASTRO GUAÍRA – O Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil, foi criado em 1969 pelo Governo do Paraná. Ao longo de 55 anos de sua trajetória, apresentou mais de 150 coreografias, incluindo grandes sucessos de público e crítica como “O Grande Circo Místico”, “Lendas do Iguaçu”, “O Segundo Sopro” e “O Lago dos Cisnes”.
Entre seus diretores constam renomados nomes: Ceme Jambay, Yurek Shabelewski, Hugo Delavalle, Eric Valdo, Carlos Trincheiras, Isabel Santa Rosa, Jair Moraes, Marta Nejm, Cristina Purri. Suzana Braga, Carla Reinecke, Andreia Sério, Cintia Napoli, Pedro Pires e, atualmente, Luiz Fernando Bongiovanni.
O Balé Teatro Guaíra tem realizado ao longo desses anos de existência uma contribuição expressiva para o desenvolvimento da dança no Paraná e no País. É um organismo vivo que, em constante transformação, constrói sua história a partir de produções que retratam diferentes modos de pensar a arte e a própria vida. Um breve olhar para a produção da companhia ao longo de todos esses anos nos permite dizer que a companhia tem realizado – com excelência – sua função principal: produzir e levar a arte da dança para o estado do Paraná e para o Brasil.