Balé Teatro Guaíra fará abertura da Niterói Semana de Dança

O espetáculo Contraponto apresentado pela companhia é composto por dois trabalhos com grande potência estética e de reflexão: Anima - imensidão adentro, de Alan Keller, e Castelo, de Alessandro Sousa Pereira, dois talentos da dança.
01/07/2024 - 18:03

O Balé Teatro Guaíra abre a Niterói Semana de Dança com o espetáculo “Contraponto”, composto por dois trabalhos de grande potência estética e de reflexão. As apresentações serão neste sábado e domingo (6 e 7 de julho), respectivamente 19h e 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes.

“Contraponto” teve seu primeiro contato com o público em 2023, no Guairinha. Para este ano, a temporada em casa será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) dias 1º, 2 e 3 de agosto.

“O sucesso deste programa junto ao público foi tão grande que o Balé Teatro Guaíra em 2024 é destaque em Niterói, passa uma temporada no Guairão e segue para apresentações em duas cidades na Dinamarca. Frutos do trabalho comprometido de uma companhia de altíssima qualidade, composta por artistas e técnicos preparados e dedicados”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande.

O espetáculo apresentado pela companhia paranaense é composto por: "Anima - imensidão adentro", de Alan Keller, e "Castelo", de Alessandro Sousa Pereira, dois talentos da dança. A primeira coreografia, "Anima", chama a atenção para as considerações sobre o "eu" e sobre esse elemento, muitas vezes irreconhecível, que anima o “eu”. Um mergulho com o elenco em um vertiginoso mundo fantástico de imagens e sensações.

Depois do intervalo, "Castelo" é um trabalho que compartilha sensações e possíveis estratégias de como elaborar defesas para se viver nos tempos atuais. Resistência, força, potência, cansaço, coragem e medo são os ingredientes vitais para esta peça e para a vida.

A Niterói Semana de Dança 2024 acontece de 6 a 14 de julho no Teatro Popular Oscar Niemeyer, Teatro Municipal de Niterói e na sede da CBCN. Em todas as apresentações o público poderá fazer doações de alimentos não perecíveis para a Campanha Niterói Solidária, que entrega cestas básicas a famílias de baixa renda.

As apresentações do Balé Teatro Guaíra em Niterói são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar e Compagas, co-realização da Prefeitura de Niterói, Fundação de Arte de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e Niterói Semana de Dança, com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.

Serviço:

Espetáculo “Contraponto” na abertura da Niterói Semana de Dança

Data: 06/07/2024 às 19h - 07/07/2024 às 18h

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ

Ingressos: Gratuito mediante retirada de senha a partir de 1h do início das apresentações

Classificação etária: Livre