Balé Teatro Guaíra abre o mês de agosto com o espetáculo "Contraponto" no Guairão

Espetáculos serão realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto. Na sequência, haverá apresentações por diferentes regiões do Paraná e, depois, a companhia viaja ainda para a Dinamarca. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma Deu Balada.
25/07/2024 - 16:50

O Teatro Guaíra abre as cortinas do seu maior auditório para o espetáculo "Contraponto". Sucesso do Balé Teatro Guaíra em 2023, a temporada deste ano, que estreou no Rio de Janeiro, volta para casa e, na sequência, tem apresentações por diferentes regiões do Paraná. A companhia viaja ainda para a Dinamarca.

No auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, serão três oportunidades para o público prestigiar a companhia: dias 1º, 2 e 3 de agosto, às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e na plataforma Deu Balada.

O espetáculo é composto por dois trabalhos com potência estética e de reflexão: “Anima - imensidão adentro”, de Alan Keller; e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, dois talentos da dança. Resistência, força, potência, cansaço, coragem e medo são os ingredientes vitais para esta peça e para pensar a vida.

A primeira coreografia, “Anima”, chama a atenção para as considerações sobre o "eu" e sobre esse elemento, muitas vezes irreconhecível, que o anima. Um mergulho com o elenco em um vertiginoso mundo fantástico de imagens e sensações. Depois de um breve intervalo vem “Castelo”, um trabalho que compartilha sensações e possíveis estratégias de como elaborar defesas para se viver nos tempos atuais.

No ano passado, o público foi impactado com o trabalho intimista apresentado no Guairinha. Para o Guairão, o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, convida tanto o público fiel como incentiva novas plateias.

“Para quem não está muito habituado, a dança contemporânea às vezes pode parecer um cenário árido. Mas, ao contrário, esse é um programa amigo do público. O trabalho é muito encantador visualmente e do ponto de vista das sensações. É para todo mundo, seja você um conhecedor da dança, seja alguém que ama a dança ou um interessado”, destaca.

Logo após a temporada no palco do Guairão, a coreografia “Castelo” segue para apresentações na Dinamarca, de 9 a 16 de agosto. “Vamos representar o Paraná em um festival na Dinamarca, com sete apresentações por lá. Então, a gente percebe que é um trabalho muito potente, muito forte, e eu tenho certeza que quem vier vai gostar muito”, diz Bongiovanni.

As apresentações de "Contraponto" em Curitiba são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar e Compagas, com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura.

As apresentações de Contraponto vão circular ainda pelo Estado, entre o fim de agosto e o mês de setembro. Serão quatro cidades: Cascavel, Assis Chateaubriand, Apucarana e Maringá. As datas, horários e locais serão anunciados em breve, em parceria com as secretarias municipais.

Serviço:

Espetáculo de dança “Contraponto”

Data: 1, 2 e 3 de agosto, às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Ingressos: Deu Balada

Classificação indicativa: livre