BRDE é homenageado por apoio a projeto do Hospital de Clínicas

Banco investiu em projeto para a compra de próteses valvulares, que são implantadas em idosos portadores de estenose aórtica degenerativa, uma alternativa à cirurgia tradicional de troca valvar, considerada de alto risco.
26/06/2019 - 09:59

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) recebeu nesta terça-feira (25) uma homenagem do Hospital de Clínicas da UFPR, localizado em Curitiba, pelo seu apoio ao projeto “Estenose Aórtica no Idoso: oferecendo uma chance de tratamento para uma velhice digna”. O banco investiu R$ 150 mil na iniciativa em 2017, via Fundo Municipal do Idoso. O certificado de agradecimento foi entregue ao diretor administrativo Luiz do banco, Carlos Borges da Silveira.

O projeto captou recursos durante três anos para comprar próteses valvulares, que são implantadas em idosos portadores de estenose aórtica degenerativa. A doença consiste em um acúmulo de cálcio na válvula aórtica, tornando-a espessa e aumentando o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte.

Antes da iniciativa do HC, estes pacientes só podiam ser tratados com a cirurgia de troca valvar, que é considerada de alto risco em pessoas com idades mais avançadas. Com as próteses, os idosos têm uma alternativa de tratamento menos invasiva e sem anestesia geral, além de ter um pós-operatório sem dor e alta em 48 a 72 horas.

O Hospital de Clínicas é o maior hospital público do Paraná e adquiriu 11 próteses com os recursos do BRDE e de outras empresas parceiras. O valor de cada uma varia entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. Seis próteses já foram implantadas com sucesso e a lista de espera já conta com dez pacientes.

A cardiologista Deborah Nercolini é quem executa o projeto. “Algumas famílias não entendem os benefícios deste tratamento e ficam com receio de implantar a prótese. Hoje o idoso pode não ter sintomas aparentes, mas a estenose aórtica é uma doença degenerativa e, lá na frente, o paciente pode piorar e não haver mais próteses disponíveis”, disse Deborah.

O diretor administrativo do BRDE, que foi ministro da Saúde entre 1987 e 89, destacou a importância da parceria: “Esta sociedade entre empresas e hospitais ainda engatinha no Brasil. Em outros países, ela é mais comum. Como a tecnologia avançou, os custos aumentaram, tornando essa atuação em conjunto muito importante para a saúde pública”, afirmou.

Também participou do evento a assessora de diretoria do BRDE, Edna Maria. O agradecimento aconteceu no prédio principal do Complexo Hospital de Clínicas.