O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Invest Paraná, agência de prospecção de novos negócios do Governo, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, assinaram nesta terça-feira (1º) um acordo de cooperação técnica para viabilizar novas ações conjuntas nos programas estaduais Paraná Competitivo, de atração de investimentos, e Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), de valorização dos produtos tradicionais do Estado.
Pelo acordo, o BRDE passa a atuar nestes dois programas a partir de suas linhas de crédito e fomento ao setor produtivo. O Paraná Competitivo e o VRS são voltados ao incremento da economia do Estado: o primeiro com atração direta de grandes players do mercado em áreas estratégicas, como indústria, e o segundo para desenvolver cadeias produtivas e os municípios em torno de produtos em comum, como a erva-mate da região Centro-Sul do Estado.
No Paraná Competitivo, a Invest Paraná encaminha para validação da Secretaria da Fazenda as solicitações de benefícios fiscais, sustentados por lei e sem renúncia fiscal, de empresas que queiram se instalar ou expandir a operação no Estado. Os incentivos pleiteados são avaliados a partir de critérios como setor econômico, quantidade de empregos criados, impactos econômicos e sociais, além de aspectos de sustentabilidade e o grau de inovação.
Já o Programa Vocações Regionais Sustentáveis valoriza as qualidades econômicas de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de como os produtos são feitos. Entre as ações, está a criação de marcas regionais para conquistar mercado, ressaltando questões como regionalidade e sustentabilidade, o que agrega mais valor à produção. Pelo acordo, o BRDE irá incentivar a criação e o desenvolvimento de negócios com taxas de financiamento personalizadas.
Atualmente, o programa VRS atua no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva mate e pinhão; e no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local. Também está em fase de implantação no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.
- Piana e ministro assinam protocolo para levar a outros estados o Banco de Alimentos
- Com apoio do Estado, projeto que estimula produção de mel em Morretes completa um ano
O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, disse que a parceria renova a força do sistema paranaense de fomento, que também conta com a Fomento Paraná. “Esse acordo firmado reafirma esse propósito de capacitar novos empreendedores e promover a transformação econômica e social no Paraná”, disse. Ele lembrou que o BRDE assinou recentemente com a Finep um contrato de R$ 1 bilhão em recursos para investimentos em projetos de inovação, especialmente ao pequenos e médios empreendedores.
O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, ressaltou que o VRS vem apresentando bons resultados no Estado. “No Litoral vamos fomentar o turismo local, mobilizando a pequena indústria, artesãos e pequenos agricultores, capacitar mais as pessoas e demonstrar aos nossos empreendedores o quanto é importante crescer financeiramente, com sustentabilidade, seguindo as diretrizes do governo estadual”, afirmou.
“Esse governo está fazendo um dos maiores investimentos no Litoral nos últimos 50 anos, incluindo os relacionados aos pequenos e médios empreendimentos, ligados às vocações regionais, à cultura litorânea e à retenção de talentos da nossa região”, acrescentou o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior, que representou os prefeitos da região na solenidade de assinatura do acordo.