BRDE e Associação Comercial promovem mostra com obras de artistas paranaenses

Exposição que abre dia 7 de dezembro estará no Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões, em Curitiba. Participam artistas associados à Academia de Cultura de Curitiba e Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.
13/11/2021 - 08:50

Uma parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Comercial do Paraná (ACP) promove a exposição Visões da Arte. A mostra acontece de 7 a 17 dezembro, no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, na Avenida João Gualberto, 570, em Curitiba.

Participam da exposição coletiva artistas associados à Academia de Cultura de Curitiba (Accur) e Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap/PR), entidades que organizam a mostra. A seleção dos expositores foi feita por uma comissão julgadora e os três primeiros lugares ganham uma premiação em dinheiro. Os vencedores serão eleitos por voto popular.

“Esta é a primeira edição da mostra Visões da Arte, que tem como objetivo valorizar a produção dos artistas paranaenses. Além disso, queremos que o BRDE seja um provedor de cultura, possibilitando o acesso a obras representativas do nosso Estado”, afirma o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira.

“Como parceira do evento, a ACP procura dar sua contribuição ao desenvolvimento da arte paranaense e ajudar a promover o ambiente cultural do Estado”, diz o diretor da entidade, Camilo Turmina.

Waltraud Sékula, representante da Accur, fala sobre o fortalecimento do setor por meio desses apoios. “Estamos buscando novos caminhos para apoiar e divulgar a arte paranaense e, felizmente, parcerias relevantes estão sendo construídas. Indubitavelmente todos nós nos fortalecemos”, destaca.

A vice-presidente da Apap/PR, Sabine Feres, destaca o local da mostra e a parceria com o BRDE. “Será um grande privilégio realizarmos a exposição I Mostra Visões da Arte num espaço que, em si, já traz grande representatividade para os artistas”, afirma.

PRÊMIOS – Nesta primeira edição, os artistas visuais poderão participar nas categorias pintura, desenho, gravura e escultura. Os três primeiros lugares ganharão prêmios em dinheiro, sendo R$ 6 mil para o primeiro lugar; R$ 2 mil para o segundo; e R$ 1 mil para o terceiro.

PALACETE DOS LEÕES – O Palacete dos Leões é uma edificação centenária projetada pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência do casal Maria Clara Abreu de Leão (1870-1935) e Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907), empresários de destaque e fundadores da empresa Leão Jr. Desde 2005, o Palacete Leão Jr. é mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul como Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.