O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) levou um Camaro, uma Kombi, um Fusca, outros veículos clássicos e motocicletas para pontos turísticos simbólicos de Curitiba neste feriadão de Páscoa. Eles foram estacionados no Parque Barigui, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá e Shopping Jockey Plaza e atraíram interessados em ver como os policiais combatiam os crimes antigamente, além da tecnologia que assegura o futuro da corporação, com carros mais modernos.
O projeto faz parte da Patrulha do Turismo, no qual as viaturas da PMPR que fazem e fizeram história são apresentadas para a comunidade. É uma ação que ajuda a aproximar as pessoas do trabalho de prevenção a delitos no trânsito, uma das principais preocupações das forças de segurança.
- Polícia prende o primeiro suspeito de participar do ataque à transportadora de Guarapuava
- Planejamento das forças de segurança impede assalto a transportadora em Guarapuava
"Esta modesta exposição de viaturas representa bem mais que a evolução de modelos e motorização das viaturas da segurança pública. Ela reflete a valorização da atividade policial, com foco na melhoria do atendimento à população. E, ainda, é uma forma de promover a interação com o público, uma vez que nos pontos de paradas as viaturas ficaram à disposição da população para fotografias. A interação com os policiais militares também foi intensa", disse o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Fernando Klemps.
Essa ação aconteceu também em praias do Litoral do Paraná no último Verão Paraná - Viva a Vida, uma forma de alcançar paranaenses de todos os cantos. O ciclo de exposições passou por todos os municípios da região e milhares de pessoas aproveitaram para tirar fotos.
A preocupação com a educação no trânsito é uma das principais vertentes de trabalho do BPTran, realizado em parceria com diversos órgãos, como Detran-PR, autarquias municipais de trânsito e outras forças de segurança pública.