Avançam licitações de 105 quilômetros de rodovias na região de Pitanga e Mauá da Serra

O DER/PR abriu as propostas de preços para elaboração de projetos de mais dois lotes. Serão cinco projetos executivos de engenharia de restauração e ampliação da capacidade de rodovias ligando o Centro-Sul ao Centro-Oeste e ao Norte, iniciativa conhecida como a remodelação do “eixo estruturante”.
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07/05/2021 - 09:20

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quinta-feira (6) os envelopes de preços de mais dois lotes da licitação de projetos de restauração e ampliação da capacidade de rodovias do “eixo estruturante”.

O lote 01 vai de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em uma extensão de 51,52 quilômetros. Ele inclui a PR-460 e um trecho da PRC-487, sendo que a interseção entre as duas deverá ser projetada em desnível. As propostas dos consórcios disputando a licitação ficaram entre R$ 2,3 milhões e R$ 2,8 milhões.

O lote 03 começa em Mauá da Serra e segue até Porto Ubá, em 54,81 quilômetros da PRC-272. Deverá incluir também a possibilidade de interseções em desnível nos acessos para Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis, e o alargamento do viaduto sobre a linha férrea, para implantação de acostamentos. Neste lote as propostas dos consórcios e empresa variaram entre R$ 2,1 milhões e R$ 3,3 milhões.

As licitações destes projetos integram o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Elas estão sendo realizadas na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que o vencedor é definido de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço. As propostas técnicas dos participantes já foram analisadas pelo DER/PR na etapa anterior, que teve início em janeiro.

Agora o consórcio ou a empresa com a melhor avaliação em cada lote será convocado para negociação de contrato. Quando a negociação estiver concluída, o resultado será analisado pelo BID e, caso não haja objeções, será publicado o resultado final de cada licitação. A partir daí começam os trâmites internos para a assinatura de contrato.

EIXO – Ao todo, o DER/PR está licitando a elaboração de cinco projetos executivos de engenharia de restauração e ampliação da capacidade de 262,66 quilômetros de rodovias, ligando o Centro-Sul ao Centro-Oeste e ao Norte, iniciativa conhecida como a remodelação do “eixo estruturante” de rodovias do Paraná.

Todos os projetos deverão apresentar os serviços necessários para a restauração do pavimento existente e a implantação de soluções para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias contempladas, que incluem faixas adicionais, acostamentos, acessos e outros.

As interseções em nível existentes deverão ser remodeladas para aumentar a segurança, preferencialmente adotando rótulas fechadas alongadas. Todas as pontes serão vistoriadas e analisadas e, caso seja necessário, deverão ser propostos reforços ou readequações.

Os trechos com curvas que apresentam risco deverão ter sua geometria readequada, visando prevenir acidentes. E, onde aplicável, devem ser previstos passeios, travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias ou faixas compartilhadas.

LOTES – No final de abril foram abertos os envelopes do lote 02, que vai de Campo Mourão até a ponte sobre o Rio Muquilão, e do lote 05, que contempla a PRC-466 entre Furnas e o entroncamento com a PR-460, próximo a Pitanga. Ambos os lotes estão atualmente na fase de negociação de contrato.

Nos próximos dias deve ser marcada a abertura dos envelopes com propostas de preços do lote 04, que vai de Porto Ubá até o acesso a Furnas, e que, além da restauração e ampliação da capacidade, deverá verificar também a possibilidade de duplicação da rodovia entre Jardim Alegre e Ivaiporã, com interseções em desnível e marginais no perímetro urbano dos dois municípios.

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