O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta quinta-feira (8) de reunião online com a diretoria da Undime-PR, associação que reúne dirigentes municipais de educação, e evidenciou o tema do autismo, dando continuidade às ações do Abril Azul.
No encontro, o secretário apresentou a Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ofertada pela Escola de Saúde Pública do Paraná. “O autismo é um dos assuntos mais importantes para a pauta da Saúde e da Educação”, disse.
“A capacitação disponibilizada pela Secretaria da Saúde na plataforma virtual da ESPP é uma grande ferramenta de auxílio à educadores, cuidadores e familiares. A metodologia ABA é reconhecida internacionalmente e tem apoiado no cuidado e manejo da pessoa com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo”, completou Beto Preto.
- Capacitação sobre autismo é voltada para pais, cuidadores e educadores
- Prédios públicos ganham iluminação azul para conscientizar sobre autismo
A capacitação acontece na modalidade a distância, com carga horária de 20 horas. É organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde/Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em parceria com o Flórida Institute of Tecnologie.
“Já disponibilizamos esta capacitação para profissionais de saúde e hoje temos cerca de 800 inscritos que estão recebendo informações atualizadas”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. “No mês dedicado à conscientização sobre o autismo estamos reforçando a oferta deste curso também para profissionais da educação dos 399 municípios paranaenses”.
A presidente da Undime-PR, Marli Fernandes, frisou que esta será uma grande oportunidade para os profissionais que atuam nas escolas municipais. “Temos trabalhado muito pela educação inclusiva. O autismo é um tema em constante evolução e que sempre temos muito a aprender”, afirmou.
Também a vice-presidente da Undime-PR, Márcia Baldini, ressaltou a importância do tema para os educadores. “Será uma oportunidade de crescimento para os profissionais que atuam nos municípios”, destacou.
ESPP – O diretor da escola de Saúde Pública do Paraná, Edevar Daniel, ressaltou que a instituição atua desde 1958 como centro formador de recursos humanos e tem em sua plataforma vários cursos que podem agregar à área educacional. “São cursos com excelentes conteúdos, hoje a maioria apresentada na modalidade a distância, e elaborados em parceria com importantes instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública”, disse o diretor.