No ano em que completa 33 anos de criação, a Unicentro comemora mais uma conquista: a efetivação da oferta do curso de Direito. Essa realização foi marcada por uma Aula Magna na última sexta-feira (16). Os professores e estudantes da primeira turma do bacharelado – ofertado no câmpus Santa Cruz –, assim como outros membros da comunidade universitária, receberam o juiz federal e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Fabrício Bittencourt da Cruz, que falou sobre os desafios da vocação.
O convidado abordou o tema “Como entender e se destacar em Direito na era da inteligência artificial”. A conversa, segundo o palestrante, buscou provocar e inspirar os estudantes a vivenciarem, de fato, a jornada acadêmica. “Provocá-los a olharem o seu futuro pessoal, olharem o que está acontecendo ao nosso redor e se prepararem, desde já, para isso. Alunas e alunos inspirados fazem movimentos gigantes em prol da comunidade”, compartilhou.
A primeira turma de Direito da Unicentro tem 38 estudantes matriculados. Alunos que, de acordo com o coordenador do curso, professor Luiz Vergílio Dalla Rosa, contarão com uma formação atualizada e em consonância com as mudanças pelas quais o mundo passa.
“É um curso que começa bastante atual, são alunos que vão ser recebidos para conseguir entrar na prática jurídica e na sociedade, diferente de um curso jurídico tradicional. A nossa expectativa é ofertar algo que não exista na nossa região no Direito. Vamos, de fato, manter os pilares da universidade bem ativos”, detalhou.
Um dos estudantes dessa primeira turma é Joel Duarte Júnior. “Foi um momento simbolicamente muito importante. O dia em que, oficialmente, começamos a dar um passo maior, com um entendimento maior do que é estar dentro sala de aula, com esses nossos professores, que já nos têm trazido experiências fantásticas”, disse.
O reitor e o vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, acompanharam a aula magna e também destacaram a importância deste momento para a universidade. “Queremos que o nosso curso seja inovador, que realmente atenda aos anseios da sociedade. Mas, principalmente, que pense, que sempre traga novidades e que esteja sempre avançando”, afirmou Fábio.
“É um marco para a Unicentro. Uma expectativa de muitos anos, uma expectativa da comunidade da Unicentro, do câmpus Santa Cruz. Primeiro por ser um curso novo e, segundo, por ser um curso de tamanha importância e relevância para a sociedade, para a comunidade – um curso de Direito gratuito, de qualidade, aqui na nossa Unicentro, uma universidade pública que atende toda a comunidade da região”, avaliou Ademir.
CONQUISTA – O Governo do Estado em abril de 2022 a criação do curso de Bacharelado em Direito na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no campus Santa Cruz, em Guarapuava. Esse foi o segundo curso autorizado depois de sancionada a Lei Geral das Universidades (LGU), que estabeleceu uma série de parâmetros de gestão para as instituições estaduais de ensino superior – o primeiro curso foi Direito para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Apucarana, na região do Vale do Ivaí.